• pt
Ministério do Trabalho Emprego e Segurança Social
Suspensos 34 trabalhadores da International College
26/02/2018
Sara Laísse Co Coordenadora
Tertúlias Itinerantes: Retomados debates sobre a interculturalidade
28/02/2018

Emprego jovem dispõe de 200 biliões de dólares norte-americanos

Emprego Jovem

O Programa designado “Emprego Jovem”, levado cabo pela Organização para a Cooperação Islâmica, dispõe de 200 biliões de dólares norte-americanos para financiar iniciativas de emprego em 53 países, membros da organização, mediante apresentação de projectos.
A informação foi transmitida no decurso da 4ª Sessão da Conferência dos Ministros do Trabalho, que teve lugar entre os dias 21 e 22 do mês em curso em Jeddah, Arábia Saudita.

No evento que decorreu sob o lema: “Desenvolvendo uma Estratégia Comum para o Desenvolvimento da Mão-de-Obra” discutiu-se sobre o grau de execução do Programa de Apoio ao Emprego Jovem, sustentado pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento, tendo-se instado aos países membros a apresentarem projectos de emprego juvenil, para acederem a uma parte do fundo global de 200 biliões de dólares nos próximos 10 anos.

Moçambique, que se fez representar no evento pelo vice-ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Oswaldo Petrsburgo, garantiu que existem vários projectos que visam a empregabilidade juvenil e que os mesmos serão submetidos com maior brevidade possível.
A conferência de Jeddah aprovou o acordo padrão sobre troca de mão-de-obra, entre os Estados membros, respeitando as normas da Organização Internacional do Trabalho.

Neste contexto, Oswaldo Petersburgo, manteve encontros separados com os ministros do Trabalho e Acção Social da Arábia Saudita e dos Recursos Humanos dos Emirados Árabes Unidos, países que demonstraram interesse em recrutar mão-de-obra moçambicana para diversas áreas.

A Arábia Saudita manifestou vontade de apoiar Moçambique, nas áreas de formação vocacional e medidas activas de emprego

 

Emprego Jovem