• pt
Crianças da Escola Primária Completa Unidade 2 - no lançamento do Projecto Grito da Criança 1
Acidentes de viação provocam por ano morte de cerca de 1.700 crianças e danos materiais estimados em 90 milhões USD
03/07/2015
Jogadores participantes no lançamento do Basquete Show 2015
No próximo sábado: Basquete Show tem início em Nampula
08/07/2015

Empresas de telecomunicações devem apostar no aprimoramento e massificação do uso das TIC’

Mesa que presidiu a Conferência da CTO

Teve início esta manhã, segunda-feira, 6 de Julho, no Hotel Radison Blu na Cidade de Maputo, a reunião anual da Organização das Telecomunicações da Commonwealth (CTO), evento cuja abertura formal foi dirigida pelo Ministro dos Transportes e Comunicações, Eng.º Carlos Mesquita. Trata-se de um evento organizado pela CTO em parceria com a TDM, reunindo especialistas em matéria de gestão de recursos humanos, tendo como lema “Inovando através das pessoas e das tecnologias”.
Na abertura do evento, subordinado ao tema “O Papel dos Recursos Humanos no Desenvolvimento das Tecnologias de Informação e de Comunicação”, o governante afirmou que as empresas de telecomunicações devem apostar no aprimoramento e massificação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC`s), a fim de integrar os cidadãos nas acções de desenvolvimento do País.”
Segundo Carlos Mesquita, é importante que se aposte nas Tecnologias de Informação e Comunicação “pois permitem a troca de informação para a tomada de decisões importantes nos ramos comercial, ensino, banca, entre outros serviços decisivos para o desenvolvimento do País”.
É nesse sentido que “o Governo está comprometido com a expansão da rede de telecomunicações, para todos os distritos, postos administrativos e localidades, sendo que só neste ano 21 novas localidades beneficiaram do sinal de telefonia móvel”.
Em relação à Conferência Anual da Organização das Telecomunicações da Commonwealth, durante a qual será discutido o papel dos recursos humanos na definição do futuro do sector, Carlos Mesquita considerou que a mesma se reveste de capital importância na medida em que contribui para o desenvolvimento do capital humano, o activo mais importante das nossas organizações. “A chave para o sucesso na área das Tecnologias de Informação e Comunicação reside no capital humano”.
Na mesma ocasião, o Administrador Delegado da empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM), Dr. Zainadin Dalsuco, defendeu que a realização deste encontro na Cidade de Maputo resulta da parceria entre a TDM e a CTO.
“Esta Conferência permitirá o desenvolvimento de competências dos nossos recursos humanos, ao mais alto nível, facto que, por outro lado, nos permitirá enfrentar, de forma desinibida e firme, os desafios que, de forma contínua, se nos impõem como resultado do ritmo das transformações tecnológicas do nosso sector” – explicou Zainadin Dalsuco.
A Conferência Anual da Organização das Telecomunicações da Commonwealth reúne cerca de setenta especialistas e executivos da área dos recursos humanos, provenientes de 17 países membros, incluindo Moçambique.
Ainda no âmbito desta Conferência, realizar-se-á, na quarta-feira dia 8 do corrente, na Cidade de Maputo, a reunião anual do Program Development and Training Liaison Officers Meeting (PDT LO), que se debruçará sobre os programas de formação e capacitação dos técnicos e gestores ligados à área de formação em telecomunicações.

 

Mesa que presidiu  a Conferência da CTO

 

Mesa que presidiu  a Conferência da CTO

 

 

Participantes na Conferência da CTO

Participantes na Conferência da CTO

 

 

Carlos Mesquita - Ministro dos  Transportes e Comunicações

Carlos Mesquita – Ministro dos  Transportes e Comunicações

 

Zainadin Dalsuco - Administrador Delegado da TDM

Zainadin Dalsuco – Administrador Delegado da TDM

 

Ministro dos Transportes e Comunicações - Carlos Mesquita

Ministro dos Transportes e Comunicações – Carlos Mesquita

 

Foto em família

Foto em família