
Universidade Politécnica: Narciso Matos empossado Pró-Reitor
02/04/2015
EMATUM apresenta oportunidades ao empresariado nacional
10/04/2015FUNDE faz entrega de escola ao Conselho Municipal de Maputo

A Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE), um organismo da Universidade Politécnica, procedeu esta quinta-feira, 2 de Abril, à entrega parcial da Escola Primária Completa 25 de Junho ao Conselho Municipal de Maputo, depois de efectuar obras de reabilitação e apetrechamento das salas de aula e ao bloco administrativo.
A reabilitação resulta de uma parceria firmada em 2010, entre a FUNDE e o Município, e tem como objectivo implementar um novo modelo de gestão em cinco escolas, elevando os padrões de qualidade e desempenho, fazendo com que se equiparem às privadas.
Intervindo na cerimónia, o Presidente da FUNDE, Lourenço de Rosário, explicou que esta parceria, a primeira do género na área da Educação, enquadra-se no âmbito da transferência de funções e competências de gestão das escolas primárias do Governo da Cidade de Maputo para a edilidade.
“Queremos implementar as nossas práticas de gestão privada nas escolas públicas, fazendo com que os docentes possam participar nos nossos planos de formação, permitir que os alunos façam parte das nossas actividades de desporto e cultura. Vamos interagir com o Município para que os pais, encarregados de educação, comunidade, agentes económicos locais, entre outros intervenientes olhem para esta escola como um modelo a seguir no meio de tantas que existem à volta”, afirmou o Presidente da FUNDE.
Já o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, congratulou a iniciativa da FUNDE e referiu que a mesma vai permitir que os alunos aprendam em melhores condições e num ambiente são.
“A Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação compreendeu o alcance da descentralização da gestão das escolas primárias e colocou-se à disposição do Conselho Municipal de Maputo para prestar o seu contributo neste domínio, emprestando a sua experiência”, disse David Simango.
A intervenção da FUNDE na Escola Primária Completa 25 de Junho consistiu na construção do muro de vedação, aquisição de carteiras, reabilitação e pintura de três blocos de salas de aula e do administrativo, revisão da instalação eléctrica, substituição da anterior cobertura e colocação de tecto falso, montagem de dois tanques de água de 2.500 litros cada, melhoramento dos campos de actividades e dos sanitários, colocação de rampas para deficientes, entre outras obras.
De salientar que a Escola Primária Completa 25 de Junho, localizada no bairro 25 de Junho, distrito Municipal KaMubukwana, lecciona da 1ª à 7ª classe e tem um universo de 925 alunos, assistidos por 23 professores.

Lourenço de Rosário – presidente da FUNDE dialogando com alunos da Escola Primária Completa 25 de Junho

Alunos da Escola Primária Completa 25 de Junho 2

Visita às instalações

Vista parcial da Escola Primaria 25 de Junho

Vista parcial da Escola Primaria 25 de Junho

Lourenço de Rosário – presidente da FUNDE

Lourenço de Rosário presidente da FUNDE

David Simango – presidente do Municipio da Cidade de Maputo



