• pt
Alexandre Nhantumbo responsável pelos Canais Digitais no Standard Bank 1
Interoperabilidade: o calcanhar de Aquiles das carteiras móveis
07/06/2017
Mahomed Rafique Jusob Presidente do Conselho de Administração
Processo de fusão entre TDM e Mcel: Eleito novo Conselho de Administração
08/06/2017

Lourenço do Rosário integra júri do Prémio Camões 2017

Lourenço do Rosário Reitor da Universidade Politécnica

O reitor da Universidade Politécnica e presidente da FUNDE-Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação e do MARP, Lourenço do Rosário, integra a comissão de jurados da edição 2017 do Prémio Camões, a mais importante distinção da língua portuguesa, que consagra anualmente um autor da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A comissão, que se reune nesta quinta-feira, 8 de Junho, no Rio de Janeiro, Brasil, é composta por Leyla Perrone-Moisés e José Luís Jobim, pela parte brasileira, Maria João Reynaud e Paula Morão, pela parte portuguesa, Lourenço do Rosário e José Luíz Tavares, pela parte dos países africanos de língua oficial portuguesa.

Lourenço do Rosário nasceu em 1949, em Marromeu, província de Sofala. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português/Francês, pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e Doutorado em Letras, especialidade de Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa, pela mesma Universidade, desde Janeiro de 1987.

Tem leccionado em várias instituições de ensino superior de renome internacional como, entre outras, a Universidade de Hamburgo, na Alemanha, Universidade de Milão, em Itália, Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, Universidade Nova de Lisboa.

Refira-se que o Prémio Luís de Camões consiste numa quantia pecuniária resultante das contribuições de Portugal e Brasil, fixada anualmente de comum acordo. Foi instituído em 1988 e tem como objetivo consagrar anualmente um autor de língua portuguesa que, pelo valor intrínseco de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum.

 

Lourenço do Rosário Reitor da Universidade Politécnica

Lourenço do Rosário