• pt
Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações
Ministério dos Transportes e Comunicações avalia impacto das concessões ferro-portuárias
19/11/2015
Ernesto Tonela Ministro da Indústria e Comércio
Alemanha quer mais parcerias com sector privado
19/11/2015

Maputo acolhe encontro da AICEP

João Caboz Santana Presidente da Direcção da AICEP

Teve lugar esta quinta-feira, 19 de Novembro, na cidade de Maputo, a cerimónia de abertura do encontro de altos dirigentes da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), que decorre sob o lema “Pensar Digital, Agir Digital”.
Durante o encontro, inserido no âmbito das celebrações dos 25 anos da AICEP, estarão em debate os desafios do sector das telecomunicações, numa altura altura em que o mesmo passa por grandes transformações impostas pelo surgimento de tecnologias que mudaram a vida das sociedades, a forma de encetar relações humanas, bem como de fazer negócios.
A cerimónia de abertura foi dirigida pelo Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Pedro Augusto Inglês, que na sua intervenção realçou o papel que as tecnologias de informação e comunicação têm estado a desempenhar nas organizações e no mundo.
Por isso, Pedro Augusto Inglês instou os membros da AICEP a olharem “de forma atenta e crítica aos fenómenos das transformações induzidas no nosso dia-a-dia pois as tecnologias de informação e comunicação são e serão uma plataforma importante em diversas vertentes. Elas podem ter um papel preponderante, por exemplo, na melhoria da prestação de serviços públicos”.
Já o Presidente da Direcção da AICEP, João Santana, dissertando sobre o lema deste encontro (Pensar Digital, Agir Digital), chamou atenção para o facto de a transição para o mundo digital não ser uma questão de opção, mas sim de absoluta necessidade.
Apesar disso, “não é uma tarefa simples. Não é uma questão de adoptar tecnologias de forma massiva e espalhá-las pela organização. É um processo que envolve mudanças estruturais nas organizações, nos seus talentos, nas competências, nos modelos de governação e na relação com os seus clientes”.
Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração da empresa Telecomunicações de Moçambique, Virgílio Ferrão, que falava em representação dos membros moçambicanos da AICEP, referiu-se à necessidade de se investir no desenvolvimento, expansão e acesso às infraestruturas de comunicação assim como nas questões atinentes às políticas regulatórias com vista a fazer face aos desafios do sector, que vem sofrendo intensas transformações resultantes da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação.
“Esta realidade leva-nos a concluir que devemos estar sempre atentos aos desenvolvimentos do sector das comunicações sendo nós também parte desta evolução tecnológica”, considera Virgílio Ferrão, para quem este desafio é próprio de uma indústria em constante mutação, cuja multiplicidade e complexidade de fenómenos associados devem ser monitorados em permanência.

 

João Caboz Santana Presidente da Direcção da AICEP

João Caboz Santana Presidente da Direcção da AICEP

 

Pedro Agostinho Inglês Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações

Pedro Agostinho Inglês Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações

 

Vergílio Ferrão Presidente do CA das Telecomunicações de Moçambique TDM

Vergílio Ferrão Presidente do CA das Telecomunicações de Moçambique TDM

 

Participantes no encontro de altos dirigentes da AICEP

Participantes no encontro de altos dirigentes da AICEP

 

Foto de família

Foto de família