
AdRMM desmente alegações de água contaminada na região metropolitana de Maputo
26/04/2025
Colaboradores da Tmcel repõem stock de sangue no HCM
26/04/2025No “Chá Delas”: 120 mulheres debatem desafios e oportunidades no mercado profissional e empresarial

O Standard Bank, no âmbito das celebrações do mês da mulher moçambicana, realizou recentemente, em Maputo, o evento denominado “Chá Delas”, onde reuniu mais de 120 mulheres para debater desafios e oportunidades no mercado profissional e empresarial.
A presidente do Conselho de Administração (PCA) do Banco, Esselina Macome, destacou a necessidade da criação e implementação de políticas que garantam igualdade de oportunidades e condições equitativas para o crescimento das mulheres.
“É essencial nivelar o ponto de partida. Só assim podemos dizer que há verdadeira igualdade,” afirmou Esselina Macome, enfatizando o papel da educação como ferramenta fundamental para o empoderamento feminino.
De acordo com a PCA do Standard Bank, também existe a necessidade de adopção de políticas corporativas voltadas ao apoio das funcionárias em fase reprodutiva, destacando práticas como a criação de espaços adequados para a amamentação, que podem ser implementadas pelas empresas sem dependerem de uma legislação específica.
As participantes do evento elogiaram bastante a iniciativa do Standard Bank, considerando-a uma importante plataforma de reflexão que tem o potencial de se tornar uma rede de apoio entre mulheres.
“Sinto-me privilegiada por ter estado neste evento. Como participantes, o que devemos fazer é levar o que foi aqui discutido para outros fóruns, quer seja na família ou no local de trabalho, de modo a educarmos as nossas filhas, irmãs, amigas, entre outras. Foi um importante ponto de partida, pois devemos incentivar e capacitar umas às outras onde estivermos, com os recursos que tivermos”, disse Inocência Mapisse.
Por seu turno, Elisa Manhique destacou que o encontro foi uma oportunidade para estabelecer parcerias e ampliar redes de contactos, graças à diversidade de áreas de actuação das participantes.
“Tivemos empreendedoras, empresárias, académicas, entre outras. Unidas, podemos nos empoderar umas às outras, desenvolvendo capacidades para aprender e crescer. Através das experiências compartilhadas neste encontro, identificamos os desafios enfrentados por cada participante e, principalmente, como conseguiram superá-los. Este encontro fortaleceu-nos, em particular as mulheres jovens, que representam a maior parte da população”, frisou.
O “Chá Delas” é uma plataforma do Standard Bank, que foi criada em 2024 para expressar o seu compromisso com a equidade de género. Através desta plataforma, o Banco promove encontros com clientes, colaboradoras, empreendedoras, empresárias e muitas mais mulheres que contribuem para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Dra. Esselina Macome, presidente do Conselho de Administração do Standard Bank (1)

Dra. Esselina Macome, presidente do Conselho de Administração do Standard Bank (2)

Participantes

Foto de família