• pt
Kekobad Patel Membro do Conselho de Administraçao da MCNet
Para acabar com a corrupção: Despachantes exigem integração de Ministérios na Janela Única
11/08/2016
Entrega do Prémio Nacional Joaquim Alberto Chissano
Universidade Politécnica acolhe celebração dos 25 anos da Lei da Imprensa
12/08/2016

Portal de Financiamento: Standard Bank formaliza parceria com HCB

Assinatura do acordo entre Paulo Muxanga PCA da HCB e Chuma Nwokocha Administrador Delgado do Standard Bank

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) celebrou, esta quarta-feira, 10 de Agosto, em Maputo, um acordo com o Standard Bank e mais oito bancos comerciais nacionais, formalizando uma parceria que tem por objectivo o desenvolvimento de um Portal de Financiamento, no âmbito do Programa de Conteúdo Local da hidroeléctrica.

Com esta iniciativa, a HCB pretende dar o seu contributo para o fortalecimento das ligações económicas entre os mega-projectos e as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) locais, com vista a dinamizar a geração de maior valor acrescentado para a economia doméstica.
Trata-se, segundo referiu, na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da HCB, Paulo Muxanga, de um programa enquadrado na política de compras aprovada pela empresa logo após a sua reversão, que incorpora, como pilares centrais, o tratamento privilegiado aos agentes económicos nacionais, como fornecedores dos bens e serviços adquiridos pela empresa, bem como a transparência.

“Neste espírito, a HCB lançou em Março de 2013 o Portal de Fornecedores, com mais de mil empresas cadastradas, que beneficiam do acesso directo e em tempo real de toda a informação relacionada com as compras efectuadas pela empresa, exceptuando as compras especializadas”, realçou Paulo Muxanga.

Chuma Nwokocha, administrador delegado do Standard Bank, disse, momentos após assinar o acordo com a HCB, que a sua instituição associou-se a esta iniciativa pelo foco que o banco dedica às PMEs, face ao potencial que estas têm para gerar grandes mudanças.

“A assinatura deste memorando vai permitir que as PMEs registadas no Portal de Financiamento tenham acesso fácil ao crédito, visto que os bancos terão acesso a toda sua informação, o que será de capital importância na tomada de decisão de financiamento”, referiu, acrescentando que com esta facilidade, os bancos poderão adiantar o pagamento de facturas, bem como fornecer outras facilidades às PMEs.

Como vantagens para as partes envolvidas no acordo, Chuma Nwokocha apontou o fornecimento à HCB de serviços e produtos em tempo útil; o acesso rápido ao financiamento e linhas alternativas de crédito para as PMEs e, para os bancos, a ampliação da base de clientes, enriquecimento das informações para a avaliação dos clientes e a redução de risco de crédito.

 

Assinatura do acordo entre Paulo Muxanga PCA da HCB e Chuma Nwokocha Administrador Delgado do Standard Bank

Assinatura do acordo entre Paulo Muxanga PCA da HCB e Chuma Nwokocha Administrador Delgado do Standard Bank

 

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

 

Paulo Muxanga PCA da HCB

Paulo Muxanga PCA da HCB

 

Foto família

Foto família