• pt
Acto de assinatura 2
A Politécnica e BAT acordam sobre formação profissional de estudantes finalistas
22/08/2022
logo TMCEL
17 canais de televisão na Tmcel
29/08/2022
Acto de assinatura 2
A Politécnica e BAT acordam sobre formação profissional de estudantes finalistas
22/08/2022
logo TMCEL
17 canais de televisão na Tmcel
29/08/2022

Standard Bank capacita cinquenta mulheres aspirantes a empreendedoras

Tanuja Viriato representante do Standard Bank 2

Tanuja Viriato representante do Standard Bank 2

O Standard Bank capacitou, recentemente, cerca de cinquenta mulheres aspirantes a empreendedoras, no âmbito do apoio ao empoderamento feminino. A iniciativa, denominada Ideate, visa o estímulo do empreendedorismo e o desenvolvimento de negócios inovadores para a resolução de desafios, e é promovida em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ) e a ideiaLab.
A capacitação, que decorreu em formato virtual, é considerada, pelas participantes, como uma das formas de ajudar os empreendedores, no geral, a vencer os desafios impostos pelo mercado.
“Foi uma escola para nós. O conhecimento é algo que ninguém nos pode tirar. O que nos resta, a partir de agora, é aplicá-lo no nosso dia-a-dia. Esperamos que o banco e os parceiros dêem continuidade a esta iniciativa. O País e as mulheres, em particular, precisam”, afirma Stela Marime.
Para Milagreth Marcos, também participante, uma das mais-valias do iDeate é o facto de terem aprendido a sistematizar as informações sobre o seu negócio, o que lhes permite apresentá-lo da forma convincente e persuasiva a potenciais parceiros, investidores e clientes: “Graças ao iDeate, já sei falar do meu produto, onde e como procurar clientes, entre outras coisas. Foram cinco dias de intenso aprendizado”.
Intervindo na cerimónia de encerramento, a representante do Standard Bank, Tanuja Viriato, explicou que o iDeate foi concebido para empoderar as mulheres, dotando-as de ferramentas essenciais à estruturação das suas ideias, tendo, por isso, instado às participantes a partilhar o que aprenderam durante a capacitação com as mulheres das suas comunidades, às quais devem, também, apoiar.
“Tenho a certeza de que já estão em condições de transformar os vossos sonhos em negócios, e, dessa forma, singrar no mercado. Hoje é, acima de tudo, o início de uma caminhada que vai transformar as vossas vidas, e que vai ter um impacto sustentável na sociedade”, referiu Tanuja Viriato.
Na ocasião, a representante da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), Sindy Karberg-Manuel, reiterou o apoio a esta e mais iniciativas ligadas ao empoderamento da mulher no País, especialmente na área económica.
“Estamos orgulhosos por contribuirmos para o fortalecimento das mulheres, bem como para a criação de um ecossistema mais equilibrado. O País e a economia precisam de um sistema mais justo, com mulheres empoderadas. A vida de um empreendedor é cheia de desafios e esperamos que, com esta capacitação, consigam enfrentá-los e vencê-los”, sublinhou.
Por seu turno, o representante da ideiaLab, Manuel Rego, realçou que a capacitação tem contribuído para o fortalecimento do empreendedorismo no país. “Acreditamos no poder do empreendedorismo, pois não se limita somente à criação de negócios. É uma forma de contribuir para a comunidade e a sociedade, através da identificação de problemas e criação de soluções. Hoje, por via do iDeate, levam ferramentas que vão implementar em todas as áreas das vossas vidas” realçou.
Manuel Rego representante da ideiaLab

Manuel Rego representante da ideiaLab

Sindy Karberg Manuel representante da Cooperacao Alema para o Desenvolvimento GIZ

Sindy Karberg Manuel representante da Cooperacao Alema para o Desenvolvimento GIZ

Tanuja Viriato representante do Standard Bank 2

Tanuja Viriato representante do Standard Bank