
INCM incentiva jovens mulheres a seguirem carreiras nas Tecnologias de Informação e Comunicação
24/04/2026Universidade Politécnica distingue vencedores do Concurso Literário Maria Odete de Jesus, Edição 2025

A Universidade Politécnica procedeu, recentemente, à entrega dos prémios aos vencedores do Concurso Literário Maria Odete de Jesus, Edição 2025, por ocasião do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, assinalado a 23 de Abril.
A iniciativa é promovida pela instituição, através da Direcção de Bibliotecas, Documentação e Publicação, em parceria com a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), tendo como principal objetivo incentivar o gosto pela literatura infanto-juvenil.
O concurso assume particular relevância ao estimular a imaginação, a criatividade e o pensamento crítico das camadas mais jovens, contribuindo para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita.
Na presente edição, foi atribuído o primeiro lugar à obra “Asas do Jardim”, de autoria de Jaime António Beque, foram igualmente atribuídas duas menções honrosas às obras “A Menina que Pintava Sonhos”, de Edite Mazivila, e “A Tela Gulosa que Não Fazia Amigos Verdadeiros”, de Jaime Bonga.
Para o Reitor da Universidade Politécnica, Augusto Jone Luís, a iniciativa reafirma o compromisso da instituição com a formação literária das novas gerações, daí que “vamos continuar a promover este concurso, incentivando o gosto pela leitura e o desenvolvimento da escrita”, afirmou, felicitando os vencedores desta edição.
Por sua vez, a Presidente da EPM-CELP, Luísa Antunes, destacou que a iniciativa está alinhada com a missão da instituição de promover a literatura nacional, pois “Valorizar a produção literária nacional é também preservar a identidade, dar voz às histórias e afirmar o lugar de Moçambique no panorama literário lusófono”, referiu.
Vencedor do concurso, Jaime António Beque explicou que a escrita surgiu como uma necessidade pessoal, “Sempre tive dificuldades em falar e comecei a escrever por necessidade, e não por ambição. A escrita moldou-me.”

Laureados

Painel dos laureados

Augusto Jone Luís, reitor da Universidade Politécnica

Luísa Antunes, presidente da EPM CELP

Jaime António Beque, vencedor do concurso



