• pt
Cerimónia de premiação
Com o apoio da mcel: Golfinhos vencem Travessia Maputo- KaTembe
13/12/2014
Delegação da Etiópia visitando o Centro de Operações da MCNet 1
Alfândegas de Moçambique: Mais de 68 mil milhões de meticais arrecadados através da JUE
15/12/2014

Aeroporto Internacional de Nacala: Standard Bank investiu 32 milhões USD

O Standard Bank co-financiou, com cerca de 32 milhões de dólares norte-americanos, a construção do aeroporto internacional de Nacala, na província de Nampula, inaugurado neste sábado, 13 de Dezembro, pelo Presidente da República de Moçambique, Armando Emílio Guebuza.
“Estamos particularmente orgulhosos, por termos desempenhado um papel crucial para a materialização deste importante projecto para a economia de Moçambique”, referiu André du Plessis, director da Banca Corporativa e de Investimentos do Standard Bank.

Acrescentou que “a nossa motivação para o financiamento do Aeroporto de Nacala reside no facto de estarmos bastante activos nos sectores da energia, recursos minerais e infraestruturas em Moçambique e todo o continente africano, que são uma paixão para o Grupo Standard Bank”.

Testemunharam a inauguração do aeroporto internacional de Nacala altos quadros do Governo moçambicano, executivos do Standard Bank e do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES), do Brasil, que desembolsou a outra parte do financiamento.

De acordo com o Director da Banca de Investimentos do Standard Bank, co-financiar um projecto desta magnitude com o BNDES representa um grande passo na consolidação das relações de negócio entre Moçambique e Brasil.

O Standard Bank é o primeiro banco moçambicano a estabelecer uma parceria com o BNDES e esta operação foi a primeira de muitas que estão na forja nas áreas de produção de energia eléctrica, distribuição de água e transporte urbano.

O mais moderno aeroporto da região Norte do País compreende, entre várias infraestruturas, terminais de passageiros e de carga, torre de controlo e uma pista de aterragem, que ficará com 3100 metros de comprimento.

Comporta ainda vários acessos, parque de estacionamento de viaturas, um total de 16 balcões de “check-in”, duas salas de embarque de passageiros, tanto para voos nacionais como internacionais. Nos dias de pico, o universo ronda os 1.240 passageiros, totalizando cerca de 500 mil passageiros por ano.

Importa referir que o aeroporto ocupa uma extensão calculada em dois mil hectares, com uma terminal de carga capacitada para manusear 4.600 toneladas por ano.