Prestação do serviço de assistência aos passageiros (3)
Care Team: LAM retoma serviço de apoio aos passageiros
21/07/2023
Célio Valy, chefe da Secção de Vendas da Sala de Mercados 4
Sala de Mercados: Standard Bank apresenta soluções financeiras a clientes
28/07/2023
Prestação do serviço de assistência aos passageiros (3)
Care Team: LAM retoma serviço de apoio aos passageiros
21/07/2023
Célio Valy, chefe da Secção de Vendas da Sala de Mercados 4
Sala de Mercados: Standard Bank apresenta soluções financeiras a clientes
28/07/2023

Águas do Malawi impressionada como FIPAG subsidia as taxas de ligação de água para a população de baixa renda

Pormenores da visita (3)

Pormenores da visita (3)

Os modelos de funcionamento, organização e gestão dos sistemas de abastecimento de água, implementados pelo FIPAG – Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água, foram terça-feira, 25 de Julho, em Maputo, positivamente apreciados pela delegação malawiana, composta por gestores do sector de água e saneamento, da cidade de Lilongué, em Malawi.

A delegação, liderada pelo presidente do respectivo município, Richard Banda, manteve um encontro com a Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento e, terça-feira última, percorreu as instalações da Estação de Tratamento de Água de Sábie (ETA), em Corumana, na Província de Maputo, onde se inteirou do funcionamento da infraestrutura, incluindo do funcionamento, organização e gestão do sistema de abastecimento de água do País.

Na ocasião, os visitantes manifestaram-se impressionados com a forma como o FIPAG está preparado, com vista a alcançar a meta preconizada pela Cobertura Universal 2030.

Momentos após a visita à ETA, o Director dos Serviços Centrais de Operações no FIPAG, Abílio Murima, disse, a propósito, ter despertado, igualmente, o interesse dos visitantes, o Programa de Ligações Subsidiadas para a População de Baixa Renda (OBA).

Inserido no Projecto WASIS II, o OBA tem como objectivo subsidiar as taxas de ligação de água para a população de baixa renda em quatro províncias das regiões Centro e Norte do País, nomeadamente as cidades de Beira e Dondo, em Sofala, Pemba, em Cabo Delgado, Nacala, em Nampula e, Tete e Moatize, em Tete.
O referido projecto contempla 20 mil agregados familiares de baixa renda, correspondendo a cerca de 106 mil pessoas. O investimento total será de dois milhões de dólares norte-americanos, com o governo a subsidiar 97,5% das despesas de cada contrato de ligação de água.

“Fizemos uma apresentação institucional sobre como o FIPAG funciona. Apresentamos-lhes as infraestruturas que erguemos, outras em curso, incluindo os planos para o futuro, com vista a garantir o abastecimento de água às populações com a qualidade e quantidade necessárias”, frisou Abílio Murima.

Por sua vez, Richard Banda manifestou-se satisfeito com o que viu e ouviu: “Tivemos encontros muito importantes e também a oportunidade de aprender bastante. Ao voltarmos para Malawi, vamos implementar algumas das coisas que aprendemos desta visita a Maputo para que possamos registar melhorias”, disse, realçando o facto de ter tido, igualmente, um encontro com o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche.

Richard Banda, presidente do Município de Lilongué (2) Copia

Richard Banda, presidente do Município de Lilongué

Abílio Murima, director dos Serviços Centrais de Operações da AdRMM (2) Copia

Abílio Murima, director dos Serviços Centrais de Operações da AdRMM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pormenores da visita

Pormenores da visita

Encontro

Encontro