• pt
Jeremias Langa autor da obra
Lançado livro sobre “Tendências da Crítica Literária em Moçambique”
14/09/2017
Plano Geral da conferência de imprensa
II Cimeira da Financial Times em Moçambique vai debater oportunidades reais para investidores e empresas internacionais
14/09/2017

Carlos Mesquita: Só com informação meteorológica eficiente se podem minorar impactos dos fenómenos extremos do tempo e clima

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações intervindo no 4 Fórum Nacional de Antivisão Climática

A informação meteorológica deve ser providenciada em tempo útil e de uma forma clara e adequada aos usuários, afirmou quarta-feira, 13 de Setembro, em Maputo, o ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, na abertura do 4º Fórum Nacional de Antevisão Climática (FNAC), evento promovido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

 

Na sua intervenção, o governante referiu que a previsão climática sazonal reveste-se de capital importância, na medida em que o País continua a registar um aumento na frequência e magnitude de eventos extremos de tempo e clima.

 

“Refiro-me às cheias, secas, ciclones e tempestades que levam à perda de vidas e aos impactos significativamente negativos em vários sectores-chave para o desenvolvimento do País”, frisou.

 

Por esta razão, Carlos Mesquita assegurou que o Governo moçambicano considera a meteorologia uma área de vital importância, sobretudo “por esta prover informações indispensáveis para os diversos sectores da economia do País tomarem as medidas necessárias, com vista a minorar os impactos dos fenómenos extremos do tempo e clima”.

 

“Nesta base, temos estado a trabalhar, afincadamente, na criação de condições para dotar o sector de meteorologia de recursos necessários para o cumprimento integral da sua nobre missão”, garantiu.

 

Sobre o FNAC, que neste ano reuniu na sua 4ª sessão, o ministro dos Transportes e Comunicações disse tratar-se de uma plataforma fundamental, através da qual são providenciadas informações sobre previsões climáticas e, sobretudo, a projecção da magnitude de eventuais fenómenos naturais extremos.

“Este fórum tem vindo a dar mostras de evolução de ano para ano, no que tange à credibilidade dos prognósticos climáticos disponibilizados, instrumento que serve de base para a preparação e programação prévia eficaz, bem como a elaboração dos planos de contingência que facilitam uma melhor tomada de decisão”, destacou.

 

Ainda no FNAC, o INAM deu a conhecer a previsão climática sazonal para o período de Outubro de 2017 a Março de 2018, que antevê a ocorrência de chuvas normais em todas as regiões do País.

 

No mesmo dia, o titular da pasta dos Transportes e Comunicações procedeu ao encerramento do Fórum das TICs-2017 da Organização das Telecomunicações da Commonwealth (CTO), que decorreu, em Maputo, entre os dias 11 e 13 do corrente mês, sob o lema “Nações Digitais, Riqueza Digital”.

 

Carlos Mesquita disse, na ocasião, ter ficado evidente que a caminhada para o futuro digital é de responsabilidade tanto individual como colectiva, sendo crucial a redução do fosso digital entre os países, bem como contribuir para o aumento do acesso às TICs.

 

“Juntamente com esta realidade, é também de extrema importância criar um quadro regulatório específico que contribua para o controlo das mudanças criadas”, indicou o governante, acrescentando que “terminamos o fórum certos mais uma vez que a banda larga vai contribuir sobremaneira para o desenvolvimento económico e emponderamento dos cidadãos, o que, naturalmente, implica o desenho de estratégias que permitam o seu uso adequado”.

 

O Fórum, que reuniu fazedores de políticas, reguladores e líderes da indústria de toda a Commonwealth, examinou os problemas mais actuais nos sectores das TICs, através de debates focados em políticas, regulamentos, tecnologias, operações, investimentos e cooperação multilateral.

 

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações intervindo no 4 Fórum Nacional de Antivisão Climática

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações intervindo no 4 Fórum Nacional de Antivisão Climática

 

Personalidades que participaram no encerramento do Fórum das TIC 2017

Personalidades que participaram no encerramento do Fórum das TIC 2017

 

Participantes do 4 Fórum Nacional de Antivisão Climática

Participantes do 4 Fórum Nacional de Antivisão Climática

 

Participantes do Fórum das TICs 2017 das Comunicações da Commonwealth CTO

Participantes do Fórum das TICs 2017 das Comunicações da Commonwealth CTO