• pt
Assinatura de memorando entre a Universidade Politécnica e a Total Moçambique
Total vai premiar os melhores da Universidade Politécnica
05/03/2016
Assinatura de memorando de parceria entre mcel e Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique
Parceria com a mcel: 4.000 contabilistas e auditores passam a beneficiar de vantagens nas comunicaçõe
08/03/2016

Clube dos Amigos da Educação entrega 500 carteiras escolares na província de Gaza

Carteiras1

Acaba de ser concluída a primeira fase da entrega de carteiras escolares na província de Gaza, no âmbito da parceria entre a Odebrecht e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.
Através da iniciativa do Clube dos Amigos da Educação, lançada ano passado pelo Ministro Jorge Ferrão, com o objectivo de sensibilizar a sociedade a apoiar a Educação, foram entregues, pela Odebrecht, 500 carteiras escolares no Distrito de Bilene-Macia na Província de Gaza. Na fase a seguir a decorrer nos próximos meses, serão entregues 1.600 carteiras escolares na Província da Zambézia.
Na Província de Gaza, dez escolas receberam o apoio da Odebrecht como instituição Amiga da Educação e membro do Clube dos Amigos da Educação.
Em Dezembro de 2015, foi realizada a primeira entrega oficial de 75 carteiras escolares para a Escola Primária Completa de Chissano, em cerimónia conduzida pelo Ministro Jorge Ferrão. As actividades foram retomadas em Janeiro de 2016 com a entrega de 75 carteiras escolares para a Escola Primária de Chihacho, em cerimónia conduzida pela Directora Provincial de Educação de Gaza, Maimuna Ibrahimo.
As demais entregas foram concluídas durante o mês de Fevereiro, contemplando as seguintes escolas: Escola Primária de Bumel – 30 carteiras; Escola Primária de Chissica – 40 carteiras; Escola Primária de Chitucazima – 50 carteiras; Escola Primária de Guagua – 40 carteiras; Escola Primária de Madjele – 50 carteiras; Escola Primária de Tsoveca – 50 carteiras; Escola Primária Completa Mao Tsé Tung – 40 carteiras e Escola Primária Mitine 1 – 50 carteiras.
“É um grande passo em frente. As crianças sentavam-se no chão. Vamos cuidar muito bem destas carteiras”, avalia Carlos Benhane, Director da Escola Primária de Chihacho que teve 3 salas de aula construídas pela própria comunidade. Segundo Arão Macaringue, Director da Escola Primária de Bumel, “será ensinado às crianças a cuidar bem destas carteiras. Elas vão ficar animadas e estudar melhor”, conclui. Para o director da Escola Primária de Madjele, Fabião Chitlango, “As crianças vão chegar à escola e ficar muito contentes porque vão ter carteiras para sentar”.
O Clube dos Amigos da Educação tem apoiado o sector da educação com carteiras escolares, salas de aulas e outros meios.
A Odebrecht aderiu à iniciativa do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano por ter o compromisso com os valores éticos, com a formação profissional e do ser humano.
Em Moçambique, através do Programa “Acreditar”, já certificou mais de 1.700 pessoas de modo a atender as demandas geradas na construção civil nas regiões de Tete e Nampula. Em parceria com o Governo e a sociedade civil, também já apoiou programas de saúde, segurança no trabalho e de sustentabilidade junto às comunidades onde actuou no País.

 

 

 

Carteiras1

 

Odebrecht 1

 

Odebrecht 2