• pt
Foto da ocasiao
FUNDE inaugura Jardim Infantil e Escola Primária
09/11/2022
Acto de entrega do certificado de reconhecimento da ignicao do projecto do Banco Mundial
Banco Mundial apoia Águas de Maputo a melhorar satisfação do cliente
17/11/2022

Coca-Cola e Standard Bank juntam-se para promover o empreendedorismo

Acto de assinatura do memorando

Acto de assinatura do memorando

A Coca-Cola SABCO Moçambique e o Standard Bank rubricaram, recentemente, um memorando de entendimento que visa a colaboração das duas instituições para promover o empreendedorismo, com especial enfoque nas mulheres e jovens.

O acordo nasce da visão das duas entidades de, através dos seus pilares de sustentabilidade, criar oportunidades de crescimento inclusivo para as comunidades.

Estas oportunidades serão materializadas através dos vários programas de promoção do empreendedorismo, com destaque para o iCreate, desenvolvidos pela Incubadora de Negócios do Standard Bank.

Com o programa iCreate, as duas entidades almejam alcançar o rácio de comparticipação de mulheres nas empresas, estabelecendo uma equidade de género. Num programa de aceleração de 12 semanas, as beneficiárias do projecto serão expostas a uma formação prática que contemplará sessões de mentoria, aconselhamento, workshops, e demonstrações sobre negócio.

Para além de colaborarem no iCreate, programa que conta também com o contributo da Cooperação Alemã e seus parceiros da E4D, o banco e a empresa de refrigerantes comprometem-se a criar outras iniciativas com vista ao empoderamento da mulher.

“Comprometemo-nos em executar as actividades deste programa com zelo e em criar outras oportunidades para inspirar jovens mulheres a projectar e liderar seus negócios, dotando-as de conhecimentos e facilitando-as o acesso a novos mercados, através do contacto com diversos palestrantes e parceiros do programa,” disse João Guirengane, director da Banca de Negócios e Clientes Comerciais do Standard Bank.

Por seu turno, a Coca-Cola SABCO Moçambique compromete-se a encorajar o empoderamento através de partilha de conhecimento, experiência, desenvolvimento da cadeia de fornecimento local e oportunidades de mercado.

De acordo com Duncan Wyness, director geral da Coca-Cola Sabco Moçambique, a sua empresa irá alocar os seus profissionais como oradores do programa e assim partilhar a experiência de boas práticas empresariais: “Através dos Masterclass vamos partilhar a nossa visão sobre o mundo de negócios e, sobretudo, proporcionar aos formandos ferramentas para que terminado o programa, saibam captar oportunidades”, disse Duncan Wyness.

Duncan frisou que a Coca-Cola Moçambique está empenhada na inclusão económica, como parte da sua responsabilidade social desde 2012, tendo dito que “em 2019 implementamos o projecto de recolha e reciclagem de garrafas PET onde para além de garantir a limpeza do ambiente, impactamos 6.583 mulheres e jovens colectores de garrafas plásticas, através da empregabilidade e formação”.

A assinatura do acordo teve lugar na Incubadora de Negócios do Standard Bank, em Maputo, e contou com a participação de várias entidades públicas e privadas.

 

Joao Guirengane director da Banca de Negocios e Clientes Comerciais do Standard Bank

Joao Guirengane, director da Banca de Negócios e Clientes Comerciais do Standard Bank

 

Duncan Wynessdirector geral da Coca Cola Sabco Moçambique

Duncan Wyness, director geral da Coca Cola Sabco Moçambique