• pt
Entrega da declaraçao de compromisso pelo empossado ao Reitor
Escola Superior de Altos Negócios: Lourenço do Rosário empossa Mota Lopes director adjunto
09/06/2016
Entrega do cheque ao vencedor do primeiro Future Standard Bank Open 2016
Final 1º Futures Standard Bank Open: tenista australiano sagra-se campeão.
12/06/2016

Comunicado sobre o acidente marítimo na travessia Maputo-Katembe

ministerios dos transportes e comunicacao

‎MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES
INSTITUTO NACIONAL DA MARINHA
INAMAR

COMUNICADO DE IMPRENSA

Na manhã de hoje,10 de Junho de 2016, registou-se um acidente marítimo na travessia Maputo Katembe, na Baía de Maputo, envolvendo o ferryboat “Pfhumo” da empresa Transmarítima SA e “Mapapaia” II pertencente a um operador privado. Do acidente resultou um óbito e 31 sobreviventes resgatados. Dos feridos, três encontram-se em estado grave, um na sala de reanimação do Hospital Central de Maputo e outros dois em transferência do Centro de Saúde da Katembe para o HCM.
A embarcação tem uma capacidade para o transporte de 25 passageiros e três tripulantes, sendo evidente o excesso de lotação no momento do sinistro. As buscas continuam, por forma a localizar mais vestígios humanos ou materiais resultantes do sinistro.
Sobre as causas do sinistro, uma comissão especializada de inquérito poderá apurar o sucedido; porém, levantamentos preliminares feitos no local apontam para erro humano no embate entre a embarcação Pfhumo e Mapapaia II, no momento de cruzamento, em plena navegação. Após o socorro prestado aos ocupantes da embarcação, esta foi removida do mar, com sinais de danos matérias avultados.
Participam nas operações de busca e salvamento o Instituto Nacional de Hidrografia e Navegação, Marinha de Guerra, PRM, Corpo de Salvação Pública, Saúde, o MPDC, Maputo Sul, para além de operadores privados que acorreram ao local. O Instituto Nacional da Marinha tem estado no terreno a monitorar o processo e o acompanhamento das vítimas do acidente, podendo dar mais informações nos próximos tempos. A travessia Maputo/ Katembe decorre normalmente, exortando aos operadores e utentes da via para maior observância das medidas de segurança estabelecidas.

 

ministerios dos transportes e comunicacao