• pt
edm
A TDM: Avaria no sistema de transmissão derivada de um corte no cabo de fibra óptica terrestre, no troço entre Save e Muxungue
30/09/2014
Painel principal da Conferência sobre Logística Integrada
Logística integrada: Standard Bank reforça soluções
03/10/2014

Empossado novo PCA da EDM

Gildo Sibumbe novo PCA da EDM

O Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, conferiu posse esta quarta-feira, 1 de Outubro, ao novo presidente do Conselho de Administração da empresa Electricidade de Moçambique E.P. (EDM), Gildo Sibumbe, que substitui Augusto de Sousa Fernando, exonerado na terça-feira por despacho do Conselho de Ministros.
O novo PCA tem como um dos principais desafios o aumento do acesso à energia eléctrica, definido pelo Governo como prioridade, o que passa pela expansão da rede nacional de transporte, assim como pela melhoria do serviços prestados ao cliente.

Segundo Alberto Vaquina, com os progressos alcançados na electrificação das sedes distritais, impõe-se a necessidade de prestar maior atenção à electrificação dos locais com maior potencial agroindustrial e de rápido desenvolvimento, através da extensão da rede nacional de energia.

Para a concretização deste objectivo, “o desenvolvimento de infraestruturas de produção e transporte de energia eléctrica assume um papel de relevo, sendo imperioso assegurar a disponibilidade de energia para o crescente consumo, bem como a capacidade de transporte para os diversos centros de carga”.

Num outro desenvolvimento, o Primeiro-Ministro referiu que a empresa deve garantir que os serviços prestados aos consumidores sejam de qualidade, tendo igualmente apelado para que se dê prioridade também à materialização dos projectos de produção, transporte de energia e de expansão da rede eléctrica nacional.

Ao PCA cessante, Alberto Vaquina endereçou uma mensagem de reconhecimento pois, com o seu empenho e entrega, foram dados passos importantes na redução do défice e no aumento de provisão de energia eléctrica no País.

Por seu turno, o novo PCA da EDM, Gildo Sibumbe, afirmou que irá dar continuidade à implementação do plano estratégico da empresa, assim como expandir o parque de geração de energia, para garantir que este recurso chegue a mais pessoas e locais.

Quadro da Electricidade de Moçambique desde Maio de 1989, Gildo Sibumbe, engenheiro electrotécnico, de 54 anos de idade, ocupava até à data da sua nomeação o cargo de administrador para o Pelouro Técnico na Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB).

Na EDM, Gildo Sibumbe já ocupou vários cargos, com destaque para os de director da Área Operacional da Província de Maputo, administrador para o Pelouro de Produção e Operador de Mercado, assessor do Conselho de Administração para as Participações Financeiras e de administrador para o Pelouro Comercial.

Ainda no âmbito da reestruturação do Conselho de Administração da EDM, foram empossados, pelo ministro da Energia, Salvador Namburete, novos administradores, nomeadamente Isaías Vasco Rabeca, Carlos Alberto Yum e Agostinho Mugoda Macauro.

 

Gildo Sibumbe novo PCA da EDM

Gildo Sibumbe novo PCA da EDM

 

Primeiro Ministro Alberto Vaquina

Primeiro Ministro Alberto Vaquina

 

Tomada de posse dos novos Administradores da EDM

Tomada de posse dos novos Administradores da EDM

 

Leitura do auto de posse

Leitura do auto de posse

 

Assinatura do livro de posse do novo PCA da EDM

Assinatura do livro de posse do novo PCA da EDM

 

Assinatura do livro pelo novo administrador da EDM

Assinatura do livro pelo novo administrador da EDM

 

Foto em familia dos novos Administradores empossados

Foto em familia dos novos Administradores empossados