• pt
inss
Ao INSS: Dívida dos contribuintes chegou a atingir 1.234.977.461,41 Meticais
22/07/2017
Mia Couto Fronteiras do Pensamento 01
Mia Couto abre ciclo de conferências do Projecto Fronteiras Braskem do Pensamento 2017
26/07/2017

“Lioness Lean”: Oportunidade para a mulher participar na vida económica do País

Painel principal

A Incubadora de Negócios do Standard Bank acolheu, recentemente, dois eventos de negócios para mulheres, com vista à partilha de experiências e estabelecimento de parcerias no ramo empresarial.

Denominados Lioness Lean, os dois eventos, organizados em parceria com a Shell e a Embaixada do Reino dos Países Baixos, visam a criação de uma rede de empreendedoras e coordenação de esforços para que as mulheres contribuam, de forma sistematizada, na geração de riqueza e crescimento económico do País.

O primeiro evento foi destinado a empresárias estabelecidas e em fase de iniciação de negócios, e o segundo concebido para estudantes universitárias sem nenhuma experiência empresarial por forma a despertá-las para o mundo dos negócios.

Os eventos contaram com a participação de mais de 180 mulheres, entre empresárias e estudantes, e tiveram como oradoras Filipa Carreira (fundadora e directora executiva da empresa social de alto impacto, Wamina) Mariana Agness (fundadora do estúdio floral requintado, House of Agness) e Eugénia Langa (fundadora da empresa especialista em procurement e logística, Nweba), que falaram sobre o seu percurso e partilharam as suas experiências na área empresarial.

No fim, a fundadora da Lionesses of Africa, Melanie Hawken, fez um balanço positivo e realçou a importância do Lioness Lean na promoção do empreendedorismo feminino. “Estes encontros têm resultado na criação de grandes empresas e marcas de renome, pois promovem a interacção entre as mulheres, o que tem concorrido para que, juntas, encontrem as melhores formas de ultrapassar diversos obstáculos através da partilha de histórias de empreendedoras já estabelecidas”.

Para Melanie Hawken, é importante que se aposte e se invista nas mulheres, que desempenham um papel importante na sociedade e na economia do País, daí que o Lioness Lean tem, também, a particularidade de promover a criação de redes de mulheres empreendedoras a nível do continente africano, o que permite a expansão e visibilidade das suas empresas e marcas.

Por seu turno, Sasha Vieira, responsável pela Incubadora de Negócios do Standard Bank, explicou que a aposta do banco em iniciativas ligadas ao empreendedorismo feminino surge da necessidade de se garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens, pois só assim é que se pode promover o crescimento inclusivo.

Segundo Sasha Vieira, “o Lioness Lean afigura-se como uma das formas de contribuir para o sucesso do empreendedorismo feminino, pois permite a interação entre as mulheres, a partilha de experiências e, acima de tudo, o estabelecimento de parcerias e a criação de redes de comércio que incluem fornecedores, clientes, entre outros intervenientes”.
Relativamente aos dois eventos, a responsável pela Incubadora de Negócios do Standard Bank disse ter ficado impressionada com a interacção entre as oradoras e as participantes, e com o entusiasmo demonstrado pelas estudantes universitárias, para as quais olha como aspirantes a empreendedoras. “Tiveram abordagens interessantes e provaram estar com coragem e vontade de seguir em frente e concretizar as suas ideias”.
Instadas a tecer comentários acerca dos eventos, as participantes consideraram que os mesmos constituem um espaço de que a mulher já precisava para se afirmar. Francisca Noronha, estudante universitária e empreendedora, deu uma nota positiva ao Lioness Lean, “pois estamos num País em que as mulheres, apesar de constituírem a maioria da população, têm poucas oportunidades para empreender. Ou seja, ela é excluída. Por isso, esta iniciativa dá à mulher a oportunidade de ocupar o seu devido lugar na sociedade e de participar na vida económica do País”.

 

Painel principal

Painel principal

 

Melanie Hawken fundadora da Lionesses of Africa

Melanie Hawken fundadora da Lionesses of Africa

 

Sasha Vieira responsável pela Incubadora de Negócios do Standard Bank

Sasha Vieira responsável pela Incubadora de Negócios do Standard Bank

 

Francisca Noronha estudante participante

Francisca Noronha estudante participante

 

Participantes

Participantes

 

Foto de família

Foto de família