• pt
Odebrecht
Ética e transparência nos negócios: Odebrecht introduz nova Política de Conformidade e Governação
12/07/2017
ministerios dos transportes e comunicacao
Com o apoio de Portugal: Moçambique poderá criar unidade de investigação de acidentes aéreos
13/07/2017

Sustentabilidade a longo prazo do Sistema de Segurança Social: INSS conta com novo apart-hotel com 47 apartamentos

Assinatura do termo de entrega

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) conta desde esta quarta-feira, 12 de Julho, com um edifício de apartamentos com serviços de hotelaria (apart-hotel), adquirido no âmbito da sua Política e Estratégia de Investimentos (PEI).

O edifício, de 15 pisos e que custou aos cofres do INSS mais de 490 milhões de meticais, é composto por 47 apartamentos, uma loja e um parque de estacionamento com capacidade para 18 viaturas.

A aquisição deste edifício, feita à luz da Política e Estratégia de Investimentos do INSS, visa assegurar a geração de rendas e, por via disso, a sustentabilidade a longo prazo do Sistema de Segurança Social.

Conforme explicou o presidente do Conselho de Administração do INSS, Francisco Mazoio, a gestão do edifício será feita por uma entidade especializada em gestão hoteleira visando a recuperação do investimento feito, para a qual vai ser aberto um concurso público.

O presidente do Conselho de Administração do INSS garantiu haver empresas que já manifestaram interesse de gerir o empreendimento, equipado com tecnologia de ponta e com todas as condições necessárias para garantir a segurança e comodidade aos ocupantes.

Para Francisco Mazoio, “é importante que o INSS aposte em investimentos para que, por um lado, não dependa única e exclusivamente das contribuições do trabalhador e do empregador. Ou seja, o dinheiro tem de ser investido para gerar renda e garantir a sustentabilidade do nosso Sistema de Segurança Social”.

Por outro lado, acrescentou Francisco Mazoio, “é necessário proteger as contribuições dos trabalhadores, procurando obter mais-valias em termos de rendimentos para que, no futuro, se possa melhorar, quantitativa e qualitativamente, as prestações concedidas aos beneficiários e pensionistas”.

Actualmente, o INSS detém participações em empresas de diversos sectores de actividade, com destaque para o ramo de alimentos e bebidas, construção civil, de hidrocarbonetos, entre outros.

Igualmente, o INSS é um dos accionistas de 75% das empresas cotadas na Bolsa de Valores de Moçambique e de diversas instituições financeiras, para além de ser proprietário de um vasto parque imobiliário.

 

Assinatura do termo de entrega

Assinatura do termo de entrega

 

Edifício entregue ao INSS

Edifício entregue ao INSS

 

Francisco Mazoio PCA do INSS

Francisco Mazoio PCA do INSS

 

PCA exibe as chaves do imóvel

PCA exibe as chaves do imóvel

 

Visita a um dos apartamentos

Visita a um dos apartamentos