• pt
Victor Jardim Director da Banca de Particulares e Negócios do Standard Bank
Quiqbanking: Standard Bank lança mais um serviço inovador
23/03/2017
Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações 1
Ministro Carlos Mesquita: “Não tenho nada a esconder”
23/03/2017

Tertúlias Itinerantes: Sotomane explica interacção entre manifestações culturais e práticas organizacionais

Carlos Sotomane Orador

Subordinada ao tema “Articulação entre os conceitos: práticas sociais, culturais e inovação”, decorreu esta terça-feira, 21 de Março, na cidade de Maputo, a segunda sessão do segundo ciclo de conferências designado por Tertúlias Itinerantes.

O seminário decorreu na Universidade Politécnica e teve como orador Carlos Sotomane, especialista em Gestão de Recursos Humanos e docente nesta instituição privada de ensino superior.

Contextualizando o tema do seminário, o orador referiu que é com base nos três conceitos, nomeadamente das práticas sociais, culturais e inovação, que as pessoas devem ser capazes de fazer a interpretação das dinâmicas organizacionais e poderem perceber porque elas se comportam em determinado tempo e espaço.

“A ideia fundamental deste tema é de que, através da interacção entre estes três conceitos, sejamos capazes de poder compreender até que ponto as manifestações culturais influenciam as práticas organizacionais, sejam elas da família, de uma empresa ou de qualquer outro lugar”, explicou.

Carlos Sotomane esclareceu, ainda, que a escolha deste tema partiu da sua tese de doutoramento na qual discutiu e analisou, a partir de uma organização concreta moçambicana, até que ponto as práticas sócio-culturais podem intervir naquilo que são as dinâmicas de gestão de uma organização.

“A tese provou que uma boa parte das nossas organizações dependem da forma como nós assumimos a organização nos seus aspectos sociais e suas práticas culturais”, assegurou.

Importa lembrar que este seminário surge na sequência da 2ª edição do ciclo de conferências Tertúlias Itinerantes – Fluxos de comunicação intercultural no espaço de língua portuguesa: debater o desconhecimento mútuo no contexto da era global.

Trata-se de um evento académico que traz, mais uma vez a Maputo, reflexões de investigadores de Moçambique, Brasil e Portugal sobre as dinâmicas da sociedade global.

 

Carlos Sotomane Orador

Carlos Sotomane Orador

 

Participantes

Participantes