• pt
Participantes no Business Breakfast sobre as Potencialidades da Finlândia no Sector de Saúde
Equipamentos de saúde: Empresários nacionais interagem com finlandeses
04/02/2015
Pormenor da construção da linha provísória de 220KV que alimenta o Norte do País
Províncias de Nampula, Cabo Delgado, Niassa e norte da Zambézia: Restabelecido fornecimento de energia eléctrica
11/02/2015

Universidade Politécnica com um novo vice-reitor

Tomada de posse novo Vice-Reitor 1

A Universidade Politécnica conta, desde a última quarta – feira, 4 de Fevereiro, com um novo vice-reitor, que substitui a Professora Doutora Maria Inês Nogueira da Costa, falecida em Novembro do ano passado, vítima de doença.
O Professor Doutor Armando Jorge Pereira Lopes tomou posse no decurso do Conselho Directivo, órgão constituído por responsáveis de diversos departamentos e directores das escolas e institutos daquele estabelecimento privado de ensino superior.
O encontro tinha como objectivo fazer uma reflexão sobre o actual estágio do funcionamento da Universidade Politécnica, assim como planificar as estratégias e actividades para o ano lectivo de 2015.
O linguista Armando Jorge Pereira Lopes trabalhou no sector da educação durante 42 anos. Nos anos 80, exerceu as funções de director pedagógico da Universidade Eduardo Mondlane e, posteriormente, foi director-adjunto da Faculdade de Letras e Ciências Sociais para a investigação. De 2007 a 2012, assumiu o cargo de director da Faculdade de Letras e Ciências Sociais naquela universidade pública.
Na base da sua experiência anterior, Armando Jorge Pereira Lopes promete dar uma nova dinâmica ao desenvolvimento da Universidade Politécnica e diz estar esperançado que as suas ideias e intervenções sejam úteis aos seus colegas, estudantes e à instituição em geral.
“Foi com muita satisfação que recebi o convite para assumir o cargo de vice-reitor da Universidade Politécnica. Para mim, esta é uma nova experiência e um desafio interessante, porque é a primeira vez que vou dar o meu contributo no sector privado, após longos anos ao serviço do Estado” – referiu o empossado.
Armando Lopes afirmou ainda que a sua grande expectativa “é de ver a Universidade Politécnica a caminhar em bom ritmo, com vista a se colocar em melhores níveis no ranking nacional e internacional”.
Por sua vez, o Professor Doutor Lourenço de Rosário, reitor da Universidade Politécnica, diz ser uma grande alegria para a Universidade Politécnica ter como vice-reitor o Professor Doutor
Armando Lopes.
“Não foi fácil encontrar alguém com o perfil científico, académico e autoridade para substituir a Professora Doutora Maria Inês. Também não foi fácil convencer ao nosso novo vice-reitor a desempenhar esse cargo junto da nossa instituição. Hoje nos sentimos honrados e satisfeitos por contarmos com ele, um homem que tem um longo perfil e larga experiência em cargos de direcção no ensino superior” – referiu.

INAUGURAÇÃO EM NACALA

Entretanto, a Universidade Politécnica vai ainda inaugurar, no próximo sábado, 7 de Fevereiro, no município de Nacala Porto, na província de Nampula, o Instituto Superior Politécnico e Universitário de Nacala, ISPUNA.
A criação do ISPUNA surge na sequência da recente extinção do pólo de Nacala da Escola Superior de Estudos Universitários de Nampula, ESEUNA.
A cerimónia de inauguração, a ser dirigida pelo presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Rosário Fernandes, contará ainda com a presença do governador da província de Nampula, Victor Borges, e do administrador do distrito de Nacala Porto, Rodrigues Artur Ussene.
Trata-se da primeira instituição privada de ensino superior em Nacala Porto a funcionar em infraestruturas próprias construidas de raiz.
Importa referir que a ESEUNA, cujo início do ano lectivo de 2015 está previsto para o dia 16 de Fevereiro, espera matricular 120 estudandes, para além de introduzir dois novos cursos, nomeadamente ciências sociais e engenharias.

 

 

Tomada de posse novo Vice-Reitor 1

Membros do Conselho Directivo presentes no encontro

 

Vice Reitor Armando Jorge Pereira Lopes

Vice Reitor Armando Jorge Pereira Lopes

 

Assinatura do termo de posse

Assinatura do termo de posse

 

Membros do Conselho Directivo presentes no encontro

Membros do Conselho Directivo presentes no encontro

 

Lourenço de Rosário Reitor da Universidade Politécnica

Lourenço de Rosário Reitor da Universidade Politécnica