• pt
Carlos Lopes doutor Honoris Causa em Estudos de Desenvolvimento
Doutor Honoris Causa Carlos Lopes: Moçambique precisa conhecer melhor as políticas económicas mundiais para aumentar capacidade de negociação
20/09/2017
Mesa do Painel
Os jovens no encalço dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável: Sucesso não depende apenas do Governo
22/09/2017

Ausência de valores éticos pode levar à falência das empresas

David Seie Director Executivo do Instituto de Directores de Moçambique

O Instituto de Directores de Moçambique (IODmz) realizou na quarta-feira, 20 de Setembro, um seminário sobre a importância da liderança ética nas organizações, que teve como orador o administrador delegado do Instituto de Ética da África do Sul, Deon Rossouw.

O seminário, que teve a duração de um dia e que contou com a participação de membros de conselhos de administração, executivos e líderes seniores de diversas organizações, esteve centrado na identificação dos valores éticos que devem nortear as organizações na sua interacção com os demais intervenientes.

Conforme explicou o director executivo do IODmz, David Seie, o seminário tinha como objectivo consciencializar os líderes para a necessidade de agirem com ética e integridade no seu dia-a-dia.

“Qualquer líder tem de liderar com base em princípios éticos. Temos visto no País que muitos não têm dado importância aos valores da ética, e isso tem um impacto negativo, tanto para o empresariado como para a sociedade. Há muitas empresas a falir, a despedir trabalhadores, etc. Falta uma liderança orientada por valores éticos”, disse David Seie.

Por seu turno, o orador, Deon Rossouw, referiu-se à importância da observação da ética por parte dos gestores das empresas. “A ética é vital para o bom desempenho de qualquer organização. Se a organização negligenciar este aspecto não atingirá os resultados desejados”.

“A sua não observância tem efeitos nefastos no desempenho da empresa, na vida dos trabalhadores, dos clientes e da sociedade”, acrescentou o administrador delegado do Instituto de Ética da África do Sul, que também chamou à atenção para a necessidade de os gestores de organizações não liderarem ou relacionarem-se com os seus subordinados com recurso à intimidação, mas sim baseados em valores éticos, tais como o respeito e a integridade.

“A liderança ética é uma condição prévia para a sustentabilidade de uma organização. Os gestores que lideram as suas organizações de uma forma ética aumentam o sucesso e a sustentabilidade das suas organizações. Igualmente, garantem que os seus funcionários, clientes e fornecedores se mantenham leais e comprometidos com a sua organização”, concluiu Deon Rossouw.

 

David Seie Director Executivo do Instituto de Directores de Moçambique

David Seie Director Executivo do Instituto de Directores de Moçambique

 

Deon Rossouw Administrador Delegado do Instituto de Ética da África do Sul

Deon Rossouw Administrador Delegado do Instituto de Ética da África do Sul

 

Participantes

Participantes