• pt
Visita dos alunos do 1º ano de alfabetizaçao da Escola Primária Completa de Laulane à Linha do Cliente da mcel
Com estudantes de educação de adultos: mcel assinala Dia Internacional da Alfabetização
09/09/2016
Entrega de prémios campanha Joy of Jazz
Standard Bank: Anunciados vencedores dos prémios Campanha Joy of Jazz
13/09/2016

Carvão das minas de Moatize: Melhoradas condições logísticas para o aumento da produção

Assinatura de adendas de contratos de concessao do Corredor Logístico do Norte CLN e Corredor de Desenvolvimentode Norte CDN

O Ministério dos Transportes e Comunicações, o Corredor de Desenvolvimento do Norte e a empresa CFM-Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique assinaram, na sexta-feira, 9 de Setembro, em Maputo, as Adendas ao Acordo de Concessão e Exploração do Corredor do Norte.

Trata-se das adendas para a concessão e exploração das linhas ferroviárias de Moatize-Malawi (Chinheche) e do ramal ferroviário de Nacala-à-Velha entre Mossuril e Ponta Namuaxi, bem como a concessão do terminal portuário de carvão de Nacala-à-Velha e da linha-férrea do norte ao Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN).

Na ocasião, o ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, referiu que este acordo ultrapassa os interesses logísticos nacionais, pois cria condições para que toda a logística tenha igualmente impacto na região.

“O Governo de Moçambique mais uma vez demonstrou aquilo que tem sido a sua posição e estratégia para a criação de infraestruturas socioeconómicas, com custo e rentabilidade no movimento de mercadorias também para a região”, realçou o governante.

A nível nacional, conforme garantiu Carlos Mesquita, “estão criadas, agora, as condições para que, efectivamente, aumente a produção do carvão nas minas de Moatize, permitindo um escoamento mais rápido, com segurança, para o terminal especializado, que foi construído de raiz, no Porto de Nacala-à-Velha e o manuseamento célere dos navios de modo a que o produto chegue aos mercados mundiais a preços extremamente competitivos”.

Encoraja ao Governo o facto de o preço do carvão mineral a nível internacional, nos últimos tempos, estar a demonstrar algumas melhorias, o que é importante para o Executivo continuar a apostar nos investimentos do sector, no País.

Por sua vez, Renato Torres, presidente do Conselho de Administração do CDN, disse que os documentos ora assinados são importantes, pois garantem a continuidade e a finalização de todos os investimentos do corredor para se atingir a capacidade máxima de transporte do carvão e da carga no geral, que também é uma componente importante do projecto.

“A partir de agora entramos numa fase puramente operacional em que se concluem todos os ciclos dos grandes investimentos. É um corredor baseado numa tecnologia muito moderna, com equipamentos novos e de ponta, que vão colocar Moçambique no mapa das grandes operações de granel no mundo, como exportador de primeira linha de commodities minerais”, frisou.

Segundo Renato Torres, o comboio que circula entre Tete e Nacala-à-Velha é composto por 120 vagões e quatro locomotivas: “Deve ser o maior comboio em África. E o porto de Nacala-à-Vela é extremamente competitivo, não necessita de dragagem e permite manobras 24 horas por dia, suportando o carregamento de navios de até 180 mil toneladas”, sublinhou.

Importa destacar que as adendas ora assinadas enquadram-se no âmbito do acordo directo entre o Governo moçambicano, na qualidade de autoridade concedente, e as concessionárias ferro-portuárias da região norte, nomeadamente o Corredor de Desenvolvimento do Norte, SA e o Corredor Logístico Integrado de Nacala, SA (CLN), aprovado pelo Conselho de Ministros.

 

Assinatura de adendas de contratos de concessao do Corredor Logístico do Norte CLN e Corredor de Desenvolvimentode Norte CDN

Assinatura de adendas de contratos de concessão do Corredor Logístico do Norte (CLN) e Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN)

 

Troca de pastas

Troca de pastas

 

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicaçoes

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações

 

Renato Torres PCA do Corredor de Desenvolvimento do Norte

Renato Torres PCA do Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN)