• pt
Mesa que presidiu a Conferência de Imprensa do lançamento da Colecção de Ouro volume 2
Melhores da música moçambicana reunidos em “Colecção de Ouro”
15/12/2014
Mesa que presidiu a conferência de imprensa sobre os 15 anos de carreira da cantora Neyma Alfredo
A 20 de Dezembro, no Cinema Gil Vicente: Neyma celebra 15 anos de carreira
16/12/2014

Com base no gás natural: Região Sul vai ter mais energia eléctrica

Assinatura do contrato de concessão de gás entre EDM e ENH

A Região Sul do País vai beneficiar de mais dois milhões de gigajoules por ano, a ser fornecido pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. (ENH), que serão utilizados pela Central Térmica de Ressano Garcia (CTRG), na produção de energia eléctrica com base no gás natural.
O acordo para a materialização deste Projecto foi celebrado, esta segunda-feira, em Maputo, pelo Presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), Gildo Abílio Sibumbe, e o seu homólogo da ENH, Nelson Ocuane, visando a geração de mais 17 por cento de energia na CTRG.
A Central Térmica de Ressano Garcia, a maior do País, alimentada por gás natural, disponibiliza 175 megawats (MW) para o mercado nacional de energia, sendo o principal beneficiário a Região Sul, em particular, a Cidade e a Província de Maputo.
Momentos após a assinatura do Acordo, Gildo Abílio Sibumbe referiu que a iniciativa tem por objectivo suprir o défice de energia que se verifica na Região Sul do País: “O défice de energia obriga a que a EDM tenha soluções originais, para suprí-lo de forma rápida e expedida, de modo a satisfazer os seus clientes”, indicou.
O País, conforme destacou, regista um défice de energia nas regiões Sul e Norte. Neste caso, duas empresas públicas com obrigações para com o Estado e o povo moçambicanos uniram-se para ajudar a resolver o problema do défice de energia no Sul, estando para breve a apresentação de uma outra solução transitória para o Norte, segundo sublinhou.
Importa referir que, orçada em cerca de 250 milhões de dólares norte-americanos, a Central Térmica de Ressano Garcia constitui um empreendimento público-privado, com a participação da Electricidade de Moçambique, que detém 51 por cento das acções e a Sasol New Energy da África do Sul, com os restantes 49 por cento.

 

Assinatura do contrato de concessão de gás entre EDM e ENH

Assinatura do contrato de concessão de gás entre EDM e ENH

 

Troca de pastas após assinatura do contrato de concessão de gás entre EDM e ENH

Troca de pastas após assinatura do contrato de concessão de gás entre EDM e ENH

 

Gildo Sibumbe - PCA da EDM

Gildo Sibumbe – PCA da EDM