• pt
Jogos da qualificaçao dos Futures Standard Bank Open
Standard Bank Open: Tenistas nacionais vão disputar jogos de alta competição
06/06/2016
Entrega da declaraçao de compromisso pelo empossado ao Reitor
Escola Superior de Altos Negócios: Lourenço do Rosário empossa Mota Lopes director adjunto
09/06/2016

Com envolvimento do Standard Bank: Projecto Gigawatt premiado internacionalmente

standard bank

O projecto Gigawatt, implementado em Ressano Garcia, na província de Maputo, com assessoria financeira do Standard Bank Moçambique, foi premiado na Africa Investor Conference, realizada em Maio, na África do Sul.
A central térmica alimentada a gás natural, inaugurada em Fevereiro último e que custou 200 milhões de dólares norte-americanos, tem uma capacidade de produção instalada de 120 megawatts de energia eléctrica, quantidade que representa 24% das necessidades energéticas de Moçambique em período de pico, excluindo a fábrica de produção de alumínio Mozal.
O gás usado neste empreendimento é fornecido pela empresa Matola Gas Company (MGC) a partir de uma derivação do gasoduto de Pande para a África do Sul sendo 100 megawatts da energia produzida fornecida à empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM).
Para além deste projecto, o Standard Bank Moçambique tem estado a assessorar outros empreendimentos que consistem na geração de energia eléctrica quer a partir do carvão mineral, na província de Tete; bem como a partir das águas do rio Zambeze, também em Tete, onde se pretende instalar uma outra barragem hidroeléctrica, que deverá produzir 1.500 megawatts de energia para consumo interno e para alimentar os países da região austral de África.
A estes projectos de geração de energia que, para além de ajudarem na captação de receitas, têm um forte impacto socioeconómico através da geração de emprego, acresce-se uma operação recente para implantação de um empreendimento que visa a produção de ferro e alumínio.
A habilidade do Standard Bank neste tipo de operações, que engloba a execução de estudos de viabilidade, preparação de materiais para apresentação a potenciais investidores e mobilização de fundos é, também, comprovada com o sucesso de projectos implementados noutros países onde o banco opera.
Neste contexto, importa referir que, recentemente, a prestigiada revista EMEA Finance atribuiu ao Grupo Standard Bank, o prémio de Melhor Assessor Financeiro de Projectos (Best Project Finance Adviser) de África, em 2015, o que demonstra a habilidade do banco para estabelecer parcerias com e entre os seus clientes de forma a ajudá-los a seguir em frente.

 

standard bank