• pt
apolitecnica
Sondagem da Universidade Politécnica: “Frelimo sem a maioria absoluta no e segunda volta entre Nyusi e Simango”
30/08/2014
Livros
“Nós Matámos o Cão Tinhoso” assinala 50 anos”
02/09/2014

Com objectivo de suprir défice no ensino: Standard Bank apoia sector de educação em Sofala

Acto de entrega dos premios 2

Numa iniciativa inserida no âmbito da responsabilidade social, o Standard Bank ofereceu recentemente, na cidade da Beira, capital da província de Sofala, um total de 400 livros às escolas secundárias de Búzi e de Caia Matias Capeço, destinados a apetrechar as respectivas bibliotecas, proporcionando, deste modo, mais opções de leitura aos alunos.
Tratam-se de livros didáticos e científicos oferecidos por esta instituição bancária, em parceria com a Alcance Editores, para contribuir para a aquisição de conhecimentos por parte dos estudantes, para além de ajudar a suprir o défice que se verifica nas instituições de ensino no que diz respeito aos materiais de ensino e aprendizagem.

De acordo com José Coelho, gerente Regional Centro do Standard Bank, “identificámos esta área e pensamos ser um contributo que damos aos estudantes para que cultivem o conhecimento pois só assim é que poderão servir da melhor forma ao País”.

“O que se pretende com este gesto é contribuir para que os estudantes adquiram mais e melhor conhecimento. Sabemos que o sector da educação não tem capacidade para apetrechar todas as bibliotecas, daí o nosso apoio”, explicou José Coelho.

Por seu turno, Pedro Mbiza, director Provincial da Educação e Cultura de Sofala, a iniciativa do Standard Bank constitui uma mais-valia na medida em que vem contribuir para ao aumento do acervo bibliográfico na área da educação no País, e na província de Sofala, em particular.

Para Pedro Mbiza, o livro é um instrumento indispensável para a aquisição do conhecimento, daí que as 400 unidades farão uma grande diferença no seio dos alunos das escolas secundárias de Búzi e de Caia Matias Capeço.

Pedro Mbiza referiu, na ocasião, que o Standard Bank é um parceiro muito importante para a área da educação, tendo já dado provas do seu comprometimento na melhoria das condições de ensino e aprendizagem em todas as províncias do País.

“Os balcões localizados nos distritos da província de Sofala servem a muitos professores e às respectivas escolas, que já não precisam de percorrer grandes distâncias para ter acesso aos serviços bancários. Portanto, o Standard Bank contribui de várias formas para este sector, não só através da oferta de livros”, acrescentou o director Provincial da Educação e Cultura de Sofala.

Ainda na cidade da Beira, o Standard Bank realizou uma palestra sobre educação financeira nas instalações do Instituto Camões. A mesma contou com a participação de cerca de uma centena de estudantes secundários e universitários.

A palestra, conforme explicou o gerente Regional Centro do Standard Bank, tinha como objectivo dar mais subsídios aos estudantes em matérias de educação financeira. “Notámos que há uma lacuna no currículo escolar sobre esta matéria. Sentimos que há uma necessidade de os jovens ganharem consciência sobre o seu futuro para que possam ter escolhas responsáveis e assim contribuírem para o crescimento da economia nacional”.

Acto de entrega dos premios 2

Acto de entrega dos premios

 

Acto de entrega dos premios 1

Acto de entrega dos premios

 

Antonio Coutinho Administrador Delegado do Standard Bank

Antonio Coutinho Administrador Delegado do Standard Bank

 

Fernando Sumbana Ministro da Juventude e Desportos

Fernando Sumbana Ministro da Juventude e Desportos

 

Parte do material desportivo oferecido as escolas vencedoras

Parte do material desportivo oferecido as escolas vencedoras