Decorre, entre os dias 15 e 20 do mês em curso, a eleição dos presidentes dos Conselhos Empresariais Provinciais (CEPs), órgãos máximos de consulta da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) a nível das províncias.
A realização destas eleições visa responder à necessidade de reforçar a capacidade institucional dos Conselhos Empresariais Provinciais, o que irá permitir que estes órgãos conduzam de forma eficaz o Diálogo Público-Privado a nível local.
Conforme explicou Rogério Manuel, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, a par da eleição dos novos presidentes dos CEPs, será feito o recrutamento de pessoal técnico para assessorar estes órgãos com vista a conferir maior dinâmica no seu funcionamento e gestão.
Estas acções fazem parte de um conjunto de recomendações do Seminário Nacional dos Conselhos Empresariais Provinciais que teve lugar no ano passado, durante o qual foram definidas estratégias para o reforço das habilidades e harmonização da metodologia de trabalho destes órgãos e da sua relação com a CTA.
Segundo Rogério Manuel, que falava na última sexta-feira, 5 de Fevereiro, durante o encontro entre o Conselho Directivo da CTA e os CEPs, “desde a introdução, em 2009, os Conselhos Empresariais Provinciais trabalham em condições difíceis e sem pessoal qualificado, muito menos instalações”.
Por isso, acrescentou, “enquanto decorre o recrutamento de técnicos, vamos desenvolver acções visando a identificação de instalações para o funcionamento da Casa do Empresário e dos Conselhos Empresariais Provinciais”.
Não obstante, o presidente da CTA considera que o desempenho dos CEPs desde 2009 é positivo. “Estes órgãos desempenham um papel de extrema importância na relação entre a CTA e os governos provinciais, assim como na implementação de reformas a nível local”.
Ainda no que diz respeito à eleição dos novos presidentes dos CEPs, Rogério Manuel referiu que “os actuais, querendo, podem concorrer à sua própria sucessão, uma vez não terem atingido o limite de dois mandatos”.
Mesa que presidiu a reunião do Conselho Directivo da CTA com os presidentes dos CEPs
Participantes na reunião do Conselho Directivo da CTA com os presidentes dos CEPs
Rogério Manuel Presidente da CTA