• pt
Instalações entregues pela Universidade Politécnica ao SNJ
Escola Secundária das Acácias: Novas instalações erguidas próximo da Escola Portuguesa
05/02/2016
Odebrecht
Burlão tenta enganar entidades governamentais
07/02/2016

Conselhos Empresariais Provinciais da CTA: Presidentes vão ser eleitos

Mesa que presidiu a reunião do Conselho Directivo da CTA com os presidentes dos CEPs

Decorre, entre os dias 15 e 20 do mês em curso, a eleição dos presidentes dos Conselhos Empresariais Provinciais (CEPs), órgãos máximos de consulta da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) a nível das províncias.
A realização destas eleições visa responder à necessidade de reforçar a capacidade institucional dos Conselhos Empresariais Provinciais, o que irá permitir que estes órgãos conduzam de forma eficaz o Diálogo Público-Privado a nível local.
Conforme explicou Rogério Manuel, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, a par da eleição dos novos presidentes dos CEPs, será feito o recrutamento de pessoal técnico para assessorar estes órgãos com vista a conferir maior dinâmica no seu funcionamento e gestão.
Estas acções fazem parte de um conjunto de recomendações do Seminário Nacional dos Conselhos Empresariais Provinciais que teve lugar no ano passado, durante o qual foram definidas estratégias para o reforço das habilidades e harmonização da metodologia de trabalho destes órgãos e da sua relação com a CTA.
Segundo Rogério Manuel, que falava na última sexta-feira, 5 de Fevereiro, durante o encontro entre o Conselho Directivo da CTA e os CEPs, “desde a introdução, em 2009, os Conselhos Empresariais Provinciais trabalham em condições difíceis e sem pessoal qualificado, muito menos instalações”.
Por isso, acrescentou, “enquanto decorre o recrutamento de técnicos, vamos desenvolver acções visando a identificação de instalações para o funcionamento da Casa do Empresário e dos Conselhos Empresariais Provinciais”.
Não obstante, o presidente da CTA considera que o desempenho dos CEPs desde 2009 é positivo. “Estes órgãos desempenham um papel de extrema importância na relação entre a CTA e os governos provinciais, assim como na implementação de reformas a nível local”.
Ainda no que diz respeito à eleição dos novos presidentes dos CEPs, Rogério Manuel referiu que “os actuais, querendo, podem concorrer à sua própria sucessão, uma vez não terem atingido o limite de dois mandatos”.

 

Mesa que presidiu a reunião do Conselho Directivo da CTA com os presidentes dos CEPs

Mesa que presidiu a reunião do Conselho Directivo da CTA com os presidentes dos CEPs

 

Participantes na reunião do Conselho Directivo da CTA com os presidentes dos CEPs

Participantes na reunião do Conselho Directivo da CTA com os presidentes dos CEPs

 

Rogério Manuel Presidente da CTA

Rogério Manuel Presidente da CTA