• pt
Mateus Simbine orador do 7 subtema deTertúlias Itinerantes 2
“Fany Pfumo e Dilon Djindji nunca tiveram conflitos”
30/08/2017
Imagem da Sede pequena
Standard Bank completa 123 anos em Moçambique
31/08/2017

Escola Superior de Ciências Náuticas retoma formação paramilitar de cadetes

Visita do ministro dos Transportes e Comunicações à Escola Náutica

A Escola Superior de Ciências Náuticas retomou, no presente ano, a formação paramilitar de cadetes, interrompida desde 1997. A informação foi tornada pública hoje, 30 de Agosto, no fim da visita de trabalho efectuada pelo Ministro dos Transportes e Comunicações àquele estabelecimento do ensino superior tutelado por este sector.

Carlos Mesquita explicou que a medida enquadra-se no cumprimento da instrução prática dos cadetes, a fim de prover ao País de profissionais qualificados para responderem às necessidades do transporte marítimo no País, decorrendo esforços junto de armadores nacionais para o embarque de estudantes da Escola Superior de Ciências Náuticas para aulas práticas, tal como preconizam as convenções internacionais sobre a formação de marítimos.

Para Carlos Mesquita, a Escola Superior de Ciências Náuticas deve garantir a realização de todas as acções de capacitação e formação efectiva, no âmbito do desenvolvimento do capital humano na área da marinha, que deve ser feito à luz dos instrumentos normativos internacionais que regem a formação e certificação de oficiais marítimos.

Neste sentido, “exortamos a instituição a buscar alternativas de formação específica, recorrendo a iniciativas sustentáveis e inovadoras a fim de dotar o País de profissionais competentes e disponíveis para responder aos desafios do sector. Urge encontrar as melhores alternativas para assegurar a solução da problemática da instrução prática dos cadetes”.

No que diz respeito ao processo de gestão, o ministro dos Transportes e Comunicações considerou que a instituição precisa de imprimir maior celeridade no programa de reestruturação nos níveis administrativo e pedagógico, voltando-se para uma perspectiva comercial.

Para tal, “a escola deve firmar parcerias, adoptando modelos que tragam ganhos mútuos e reduzam encargos à instituição”, orientou Carlos Mesquita, que manifestou a sua satisfação pelo trabalho que está a ser desenvolvido pela instituição, particularmente no que diz respeito ao resgate dos elementos basilares da disciplina do oficialato, bem como a formação a bordo e do paramilitarismo, aprumo e rigor.

 

Visita do ministro dos Transportes e Comunicações à Escola Náutica

Visita do ministro dos Transportes e Comunicações à Escola Náutica

 

Mesa que presidiu o encontro com o ministro dos Transportes e Comunicações

Mesa que presidiu o encontro com o ministro dos Transportes e Comunicações

 

Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicações

Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicações

 

Foto de família

Foto de família