• pt
Acto de entrega do telemóvel ao treinador da selecção nacional de futebol Abel Xavier
Ao novo seleccionador nacional Abel: mcel oferece meios de comunicação
28/01/2016
Facilitação do comércio e cobrança de receitas: JUE trouxe avanços significativos que permitiram o cumprimento dos objectivos
01/02/2016

Governo inicia entrega de 213 autocarros aos operadores privados

50 autocarros entregues aos operadores privados pelo MTC

Um total de 50 autocarros, da marca chinesa Yutong, foram entregues, sexta-feira última, 29 de Janeiro, em Maputo, aos operadores privados de transportes públicos urbanos da cidade de Maputo.
Trata-se da materialização de uma parte do Plano Económico Social (PES 2016), que prevê a aquisição de 213 autocarros, para o reforço da frota dos operadores públicos e privados em todo o País.
Intervindo na cerimónia de entrega, a vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Joaquim Rebelo, disse que, na visão do Governo, a solução do problema dos transportes públicos passa pela implementação de medidas de impacto imediato e outras mais estruturais.
“O Governo está a trabalhar no reforço das frotas dos operadores públicos e privados, melhoria das vias de acesso, reflexão sobre a tarifa e a comparticipação do Estado em forma de subsídio, reorganização do sistema de assistência técnica e oficinal das viaturas afectas ao sector dos transportes públicos urbanos, reforço de outras modais de transportes como ferroviário e marítimo, entre outras medidas”, referiu a governante.
Na componente da intermodalidade, conforme acrescentou, o Executivo adquiriu recentemente um total de 70 novos veículos ferroviários, entre carruagens, furgões e geradores, que já estão a melhorar os transportes nos sistemas ferroviários Sul e Centro do País.
O presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, aproveitou a ocasião para apelar aos operadores dos transportes públicos para que respeitem as faixas de rodagem exclusivas para os transportes públicos, que estarão disponíveis nas horas de ponta, a partir da próxima terça-feira, em Maputo.
“Vamos ter conflitos e estamos conscientes disso. É um desafio para nós e, à medida que formos implementando o projecto, vamos corrigir o que estiver errado. Não fiquem na bancada a ver o que está errado. Participem na correcção dos defeitos que eventualmente a medida possa revelar”, frisou David Simango.
Esta iniciativa, concebida pelo Ministério dos Transportes e Comunicações e o Conselho Municipal de Maputo, vai abranger o tráfego no corredor Zimpeto-Baixa-Museu, para permitir maior fluidez e mobilidade dos transportes públicos de passageiros nas horas de ponta.
Por sua vez, o representante da COTRAC – Cooperativa dos Transportadores do Corredor I, António Rodrigues, referiu que os 50 autocarros ora entregues aos operadores privados não constituem a solução dos problemas dos transportes públicos, mas sim o início de uma caminhada rumo à concretização do desejo de melhorias no sector que todos moçambicanos anseiam.

 

50 autocarros entregues aos operadores privados pelo MTC

50 autocarros entregues aos operadores privados pelo MTC

 

Acto simbólico de entrega das chaves dos autocarros aos operadores privados

Acto simbólico de entrega das chaves dos autocarros aos operadores privados

 

António Rodrigues representante da COTRAC

António Rodrigues representante da COTRAC

 

David Simango Presidente do Conselho Municipal de Maputo

David Simango Presidente do Conselho Municipal de Maputo

 

Manuela Rebelo Vice Ministra dos Transportes e Comunicações

Manuela Rebelo Vice Ministra dos Transportes e Comunicações