• pt
Cremildo de Caifaz - músico moçambicano
Verão Amarelo: Cremildo de Caifaz regressa a casa para apresentar “Ciconia Ciconia”
04/12/2014
tdm
TDM reúne Conselho Alargado e toma decisões vitais para 2015
05/12/2014

Jornalismo Económico do Standard Bank: Mosse, Nguila e Mandlate arrecadam os grandes prémios

Acto de entrega do cheque ao José Nguila vencedor da categoria de televisão

Os jornalistas Marcelo Mosse, José Nguila e Boaventura Mandlate são os grandes vencedores da terceira edição do “Prémio Jornalismo Económico Standard Bank”, instituído por ocasião dos 120 anos desta instituição bancária e dos 127 anos da cidade de Maputo.
Marcelo Mosse, jornalista do semanário Savana, venceu na categoria de imprensa escrita com o trabalho “Caos no carvão”, enquanto José Nguila, da Televisão de Moçambique, ganhou na categoria de televisão com a reportagem “Ciclo de chá”. Já Boaventura Mandlate, da Rádio Moçambique, foi distinguido na categoria de rádio com a reportagem “Garimpo: fonte de prosperidade económica”.

O administrador delegado do Standard Bank, António Coutinho, fazendo um balanço das três edições do Prémio Jornalismo Económico Standard Bank, considera que foram alcançados os objectivos traçados aquando do seu lançamento, para além de o mesmo ter contribuído para o surgimento de jornalistas jovens a se interessarem por esta área, a avaliar pela sua crescente participação no concurso.

“Hoje, quando abrimos os jornais, podemos ler análises profundas sobre os mais diversos temas económicos. Estas análises, para além de ajudarem empresários nacionais a tomarem decisões, promovem o País além fronteiras e ajudam a atrair investimento estrangeiro. Na rádio e na televisão, acompanhamos debates acessos que impulsionam a definição ou redefinição de políticas de desenvolvimento, que contribuem grandemente para uma crescente consciência do cidadão em relação à economia nacional”, referiu António Coutinho.

Por seu turno, David Simango, presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, afirma que, mais do que distinguir os melhores trabalhos jornalísticos da área de economia, o Prémio Jornalismo Económico Standard Bank tem como um dos objectivos contribuir para o crescimento desta modalidade.

“Esperamos que a iniciativa tenha contribuído, ao longo destes três anos, para o crescimento desta modalidade no nosso jornalismo e que se tenham reforçado os pilares para um jornalismo económico mais responsável, objectivo e isento”, disse.

Para o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Jornalistas, Eduardo Constantino, “o Prémio Jornalismo Económico Standard Bank contribuiu, significativamente, para a melhoria dos trabalhos jornalísticos de economia, assim como do desempenho dos profissionais da área”.

Refira-se que os três vencedores da terceira edição do Prémio Jornalismo Económico Standard Bank receberam, cada um, a quantia de 250.000,00MT resultado do arredondamento da soma dos 127 anos de elevação da cidade de Maputo a esta categoria, celebrados a 10 de Novembro, e dos 120 anos do Standard Bank, assinalados a 20 de Agosto.

Para a edição de 2014, foram submetidos um total de 21 trabalhos, dos quais 14 referentes à imprensa escrita, 4 de rádio e 3 de televisão, números superiores às edições anteriores, o que demonstra o envolvimento e interesse por parte dos profissionais da comunicação social.

 

Acto de entrega do cheque ao José Nguila vencedor da categoria de televisão

Acto de entrega do cheque ao José Nguila vencedor da categoria de televisão

 

Vencedores do Prémio de Jornalismo Económico Standard Bank 2014

Vencedores do Prémio de Jornalismo Económico Standard Bank 2014

 

Eduardo Constantino - Secretário Geral do Sindicato Nacional  dos Jornalistas

Eduardo Constantino – Secretário Geral do Sindicato Nacional  dos Jornalistas

 

David Simango - Presidente do Conselho Municipal de Maputo

David Simango – Presidente do Conselho Municipal de Maputo

 

António Coutinho -  Administrador Delegado do Standard Bank

António Coutinho –  Administrador Delegado do Standard Bank