• pt
Armando Guebuza Presidente da República
Com a presença dos presidentes e vice-presidentes dos Conselhos Empresariais Provinciais: Chefe do Estado inaugura nova sede da CTA
13/11/2014
Carros passando pelo meio das torres da energia eléctrica
Viaturas e casas por debaixo das linhas de alta tensão: EDM alerta para grave perigo
14/11/2014

Lourenço do Rosário lança “Singularidades III”

Parte do livro lançados - da autoria do Doutor Lourenço do Rosário

O académico e reitor da Universidade Politécnica, Lourenço do Rosário, lançou esta quinta-feira, 13 de Novembro, a sua mais recente obra, intitulada “Singularidades III”, uma colectânea de textos escritos pelo autor, nos últimos sete anos em vários livros, jornais e outras publicações.
Trata-se de uma obra composta por artigos de opinião, crónicas, contos, histórias, prefácios e posfácios sobre os mais diversos temas, tais como educação, política, literatura, entre outros.

Segundo o autor, Lourenço do Rosário, o título “Singularidades” resulta do facto de os textos que o compõem representarem a sua visão sobre o País e o mundo. “Nos textos, expresso aquilo que eu penso sobre o mundo em que me encontro. As matérias abordadas na obra retratam a minha opinião, daí o título. Este é o meu contributo no papel de cidadão inserido numa sociedade”.

Para Narciso Matos, prefaciador da obra, a quem coube fazer a sua apresentação, “Singularidades III” é uma colectânea muito rica, composta por matérias diversas e variadas que o autor, Lourenço do Rosário, publicou durante um período de sete anos.

“Quando lemos a obra, ficamos com vontade de ouvir muito mais do que foi escrito. Essa é a virtude desta obra, que trata de assuntos tão actuais e presentes no nosso quotidiano. O autor revela-se de forma directa, clara nos seus textos, através dos quais faz a confrontação de ideias”, considera Narciso Matos.

Lourenço Joaquim da Costa Rosário nasceu em 1949, no distrito de Marromeu, província de Sofala e é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português/Francês, pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e Doutorado em Letras, especialidade de Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa, pela mesma Universidade, desde Janeiro de 1987.

Lecciona em várias instituições de ensino superior de renome internacional como, entre outras, a Universidade de Hamburgo, na Alemanha, Universidade de Milão, em Itália, Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, sendo actualmente professor da Universidade Nova de Lisboa e Reitor da Universidade Politécnica.

Tem também a seu cargo a orientação de trabalhos de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Com várias obras publicadas, é numerosas vezes solicitado para participar como orador em congressos e conferências. Para além de outras funções ligadas à defesa e preservação da língua portuguesa, faz também parte do seu vastíssimo currículo a Presidência do Projecto do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa.

 

Parte do livro lançados - da autoria do Doutor Lourenço do Rosário

Parte do livro lançados – da autoria do Doutor Lourenço do Rosário

 

Lourenço do Rosário - autor do livro

Lourenço do Rosário – autor do livro

 

Narciso Matos - Prefaciador da obra

Narciso Matos – Prefaciador da obra

 

Participantes no lançamento do livro do Doutor Lourenço do Rosário

Participantes no lançamento do livro do Doutor Lourenço do Rosário

 

Assinatura de autógrafo