• pt
Mesa que presidiu o seminário alusivo ao 23º aniversário do INNOQ
Para um melhor desenvolvimento das PME: Governo vai rever as políticas de Qualidade
24/03/2016
Visita às obras da ponte ferroviária de Boane
Nova ponte ferroviária sobre o rio Umbelúzi concluída até Setembro
29/03/2016

Standard Bank considera empreendedorismo como motor fundamental do crescimento económico

Painel principal do StartMOZup

Para aferir o grau de funcionamento do “Ecossistema do empreendedorismo juvenil”, em Maputo, a Embaixada do Reino dos Países Baixos promoveu, recentemente, um debate sobre a matéria, no âmbito do projecto StartMOZup, que visa despertar iniciativas empresariais e o espírito de empreendedorismo nas universidades.
Com esta iniciativa, a representação diplomática holandesa pretende desenhar um programa de apoio ao empreendedorismo, catalizando, desta forma, o crescimento económico de Moçambique, através da implementação de projectos sustentados pela inovação tecnológica, abrindo espaço para a dinamização da economia e a geração postos de trabalho.
Após participar no painel de debate sobre o empreendedorismo, o administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, considerou que os temas abordados são de grande importância para o crescimento económico do País, pois, na visão do Standard Bank, o empreendedorismo é o motor fundamental do crescimento económico.
“Sem empresas, empresários e empreendedores, haveria poucos novos postos de trabalho e pouca inovação, o que nos levaria a um cenário de fraco crescimento e produtividade”, referiu Chuma Nwokocha, ajuntando que Moçambique ocupa o 116 lugar no Índice Global de Empreendedorismo para 2016, o que demonstra a necessidade urgente para a colaboração entre o sector público e privado, as agências internacionais de desenvolvimento e a sociedade civil, para a construção de um ecossistema formal e sustentável para a formação de Pequenas e Médias Empresas no País.
Neste contexto, conforme sustentou, o Standard Bank tem vindo a apoiar iniciativas como o SeedStars a nível do continente, para além do apoio para a realização, em Novembro de 2015, do primeiro Google Startup Weekend, em Moçambique, destinado a ajudar os jovens a treinar técnicas de resolução de problemas, validar as suas ideias de negócios e vendê-las aos investidores.
Fazendo uma breve abordagem sobre a iniciativa, o chefe do Departamento de Cooperação e Desenvolvimento da Embaixada do Reino dos Países Baixos, Jan Huesken, disse que se trata de estimular o empreendedorismo, principalmente para jovens empresários, pois a embaixada, que conta com mais de 40 anos no País, pretende, agora, se focalizar mais sobre negócios e economia.
“É fundamental, em Moçambique, um País com um grande potencial, que os jovens participem também no processo de desenvolvimento do País, através do empreendedorismo. Vamos criar uma plataforma para que a embaixada possa apoiar os jovens empresários, dando-lhes a oportunidade para a sua formação e estabelecimento de parcerias com investidores holandeses”, frisou Jan Huesken.
Por sua vez, o pró-Reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos, referiu que a contribuição da universidade é formar as pessoas e, no segundo plano, começar a criar ninhos de empresas onde as pessoas possam aprender a ser empreendedores empreendendo.
“Há práticas que a pessoa pode aprender desde como fazer um plano de negócios, como e onde se registar, como pedir um financiamento, etc. Antigamente havia a ideia de que a pessoa sai da universidade e depois vai aprender essas coisas, hoje há mais do que a convicção de que essas coisas se devem aprender na universidade”, indicou.

 

Painel principal do StartMOZup

Painel principal do StartMOZup

 

Jan Huesken chefe de Cooperação e Desenvolvimento da Embaixada do Reino dos Países Baixos

Jan Huesken chefe de Cooperação e Desenvolvimento da Embaixada do Reino dos Países Baixos

 

Narciso Matos pró Reitor da Universidade Politécnica

Narciso Matos pró Reitor da Universidade Politécnica

 

Chuma Nwokocha administrador Delegado do Standard Bank

Chuma Nwokocha administrador Delegado do Standard Bank

 

Participantes no StartMOZup

Participantes no StartMOZup