• pt
Participantes do Encontro com Directores Provinciais 2
No sector de Transportes e Comunicações: Província de Nampula com maior destaque em 2015
01/04/2016
lider
Problemas da sociedade moçambicana: Melhores estudantes da AIESEC vão ajudar a resolver
06/04/2016

União Africana de Telecomunicações: Maputo prepara Assembleia Mundial

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações

Teve início, segunda-feira, 4 de Abril, em Maputo, a 2ª Reunião da União Africana de Telecomunicações (ATU), um encontro preparatório da Assembleia Mundial de Normalização das Telecomunicações (WTSA-16), a ter lugar na Tunísia, entre 25 de Outubro e 3 de Novembro.
Os participantes no encontro, cujo término está previsto para a próxima quinta-feira, vão analisar o processo preparatório da ITU-União Internacional de Telecomunicações, para a WTSA-16, para além de formular a posição comum preliminar Africana em relação à sua agenda.
Intervindo na cerimónia de abertura da 2ª Reunião da ATU, o ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, referiu que o encontro realiza-se com os olhos postos nas questões relacionadas aos interesses dos países africanos na matéria de padronização das telecomunicações.
“É nossa expectativa que a posição do continente sobre as matérias de padronização abram caminho para proporcionar mais oportunidades para que os países africanos possam acelerar o processo de maior provisão dos recursos de telecomunicações aos respectivos cidadãos, concretizando, desta forma, a meta do desenvolvimento global das TICs-Tecnologias de Informação e Comunicação”, frisou o governante.
O desenvolvimento tecnológico, que hoje ocorre num ambiente de rápidas transformações a nível global, conforme destacou o ministro, “constitui preocupação importante dos nossos governos e exige de nós uma actuação em tempo real dos quadros regulatórios nacionais, bem como uma maior coordenação e consenso, com vista ao desenho das agendas nacionais africanas”.
Falando concretamente do nosso País, o titular da pasta dos Transportes e Comunicações disse que tendo em conta a evolução nacional e mundial das telecomunicações, Moçambique acaba de aprovar a Lei das Telecomunicações, um instrumento que vai dinamizar o desenvolvimento desta área em Moçambique.
Ainda na capital moçambicana, em simultâneo com a 2ª Reunião da ATU, terá lugar um seminário de capacitação em matéria de qualidade de serviço, de experiência e a redução do fosso de padronização.
Sobre esta matéria, Carlos Mesquita apelou para um debate aprofundado e profissionalizante, pois as ilações esperadas serão de elevado valor para a evolução da indústria de telecomunicações.
“No que respeita à redução do fosso de padronização ou normalização, há que abordar profundamente questões relacionadas com o desenvolvimento de indicadores mais elaborados para a medição do fosso de normalização, incluindo os indicadores nacionais”, frisou.
Importa realçar que a 2ª Reunião da ATU é organizada em colaboração com o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), membro desta organização, em representação de Moçambique, desde 2014. A ATU foi fundada em 1977 como agência especializada na área das telecomunicações da Organização da Unidade Africana (OUA), agora União Africana.

 

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações

 

Mesa que presidiu a segunda Reunião da União Africana de Telecomunicações

Mesa que presidiu a segunda Reunião da União Africana de Telecomunicações

 

 

 

 

Participantes na segunda Reunião da União Africana de Telecomunicações

Participantes na segunda Reunião da União Africana de Telecomunicações

 

Foto em família

Foto em família