• pt
Operação de descarga de magnetite dos vagões 1
Transporte de magnetite para África do Sul: Comboios fazem reduzir número de camiões na EN4
26/04/2017
aiesec
AIESEC organiza em Maputo a primeira edição do “Mozambique Youth Speak Forum”
27/04/2017

Universidade Politécnica organiza Feira do Livro e da Cultura

Feira do Livro

Tem lugar até sexta-feira, 28 de Abril, a Feira do Livro e da Cultura promovida pela Universidade Politécnica. A iniciativa, que teve início na última terça-feira , tem ocorrido no pátio da Biblioteca Central desta instituição privada de ensino superior, na cidade de Maputo.
A cerimónia de abertura do evento foi presidida pelo vice-reitor da Universidade Politécnica, o Professor Catedrático Armando Jorge Lopes, que na ocasião referiu que a Feira do Livro e da Cultura é um evento organizado anualmente pela universidade, inserido nas celebrações do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, efeméride que se assinala a 23 de Abril.

Sobre as expectativas em torno da feira, Armando Jorge Lopes avançou que “nesta edição temos mais editores a expor, temos mais obras e, como podemos ver neste primeiro dia, há muita gente interessada em participar neste evento”.

“Esperamos que isto se reflicta no futuro, no que diz respeito à leitura e à escrita. Portanto, a nossa expectativa é muito grande”, acrescentou.

Ainda na sua intervenção, o vice-reitor deixou garantias de que a Universidade Politécnica continuará empenhada no apoio à literatura moçambicana, sobretudo no incentivo à leitura e à escrita.

Durante a cerimónia de abertura desta feira, foi também anunciado o vencedor do prémio literário Maria Odete de Jesus, referente à edição do ano 2016. Trata-se de Pedro Pereira Lopes, com a obra infanto-juvenil intitulada “O Comboio que andava de Chinelos”, tendo recebido um cheque no valor de 60 mil meticais, com direito à publicação da sua obra e dos outros dois concorrentes aos quais coube uma menção honrosa.

Paralelamente à Feira do Livro e da Cultura, a Universidade Politécnica organizou o Dia Aberto na Escola Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias-ESGCT, uma unidade orgânica daquela instituição privada de ensino superior. Trata-se de um evento durante o qual a ESGCT recebe estudantes de várias escolas pré-universitárias da cidade de Maputo, com o objectivo de dar a conhecer os cursos e as respectivas disciplinas por si ministradas, bem como as vantagens de cada uma na formação do homem.

No decurso da Feira do Livro e da Cultura, a Universidade Politécnica levou ainda a cabo outras actividades paralelas, tais como interacção entre escritores e os alunos da Escola Secundária das Acácias e da ESGCT. Houve, ainda, uma palestra sobre cultura, para além da exibição de danças tradicionais e doação de sangue.

Entretanto, o reitor da Universidade Politécnica, Professor Doutor Lourenço do Rosário, empossou ainda dois novos quadros desta instituição de ensino superior. Com efeito, Girlane da Silva passou a chefiar o recém-criado Departamento de Organização e Métodos, da plataforma de interligação entre a Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação-FUNDE e a Universidade Politécnica, para além de Marisa da Costa Trindade que passou a assumir o cargo de coordenadora do Centro de Estudos de Pós-Graduação e Pesquisa Aplicada da Escola Superior de Altos Estudos e Negócios-ESAEN.

Na ocasião, Lourenço do Rosário justificou estas nomeações com o facto de a Universidade Politécnica encontrar-se, actualmente, num processo paulatino de mudança.

Conforme explicou, “quer do ponto de vista de recursos humanos, quer de recursos materiais e financeiros, temos de pensar em tudo. Como Grupo A Politécnica, temos de pensar sobre de que forma faremos a articulação entre os diversos sectores deste mesmo grupo”.
“O mais importante é as pessoas deixarem de pensar que a nossa actividade se esgota na universidade. Nós somos um grupo e temos de pensar como um grupo, sendo nessa perspectiva que estas mudanças estão a ser feitas”, disse Lourenço do Rosário.

 

Feira do Livro

Feira do Livro

 

Entrega do cheque ao vencedor do prémio literário Maria Odete de Jesus

Entrega do cheque ao vencedor do prémio literário Maria Odete de Jesus

 

Vencedor do prémio literário Pedro Pereira Lopes

Vencedor do prémio literário Pedro Pereira Lopes

 

Vice Reitor da Universidade Politécnica Armando Jorge Lopes

Vice Reitor da Universidade Politécnica Armando Jorge Lopes

 

As empossadas ao lado do Vice Reitor e do Magnífico Reitor da Universidade Politécnica

As empossadas ao lado do Vice Reitor e do Magnífico Reitor da Universidade Politécnica

 

Magnífico Reitor da Universidade Politécnica Lourenço do Rosário

Magnífico Reitor da Universidade Politécnica Lourenço do Rosário

 

Doação de Sangue

Doação de Sangue

 

Participantes do dia aberto

Participantes do dia aberto