• pt
feira da saude tdm
TDM realiza feira de saúde em Quelimane
28/08/2014
Mesa que presidiu o Seminario sobre os desafios da Industria e Servicos face a descoberta dos recursos minerais e hidrocarbonetos
PME mocambicanas buscam benefícios da exploração dos abundantes recursos naturais
30/08/2014

VI Feira da CADE na Beira: Momento de descoberta e de contacto com as profissões

Cerimónia de abertura da VI Feira Regional de Educação

No âmbito da expansão da Feira Internacional de Educação e Orientação Vocacional pelo País, teve lugar, entre os dias 28 e 29 de Agosto, na cidade da Beira, a VI Feira Provincial de Educação de Sofala, envolvendo várias instituições de formação públicas e privadas do ensino médio, técnico e superior.

Promovida pela CADE-Comunidade Académica para o Desenvolvimento da Educacão e a Direcção Provincial de Educação, em parceria com o Standard Bank, a feira tinha por objectivo constituir uma mostra das oportunidades de formação académica e profissional existentes para os cidadãos, particularmente estudantes do ensino médio geral e técnico profissional.

Intervindo na cerimónia de abertura, o gerente regional centro do Standard Bank, José Coelho, referiu que “assistir à realização de mais uma Feira de Educação, na cidade da Beira, só reforça o nosso compromisso de, em parceria com a CADE, continuar a investir no sector da Educação como parte da nossa responsabilidade social”.

“Trata-se de um desafio solene que aceitamos cientes de que, como instituição financeira centenária que somos, para além de contribuir para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico de Moçambique, temos a obrigação de potenciar e estimular o seu capital humano, contribuindo para uma Educação que nos conduza a um desenvolvimento sustentável”, enfatizou José Coelho.

Para o presidente da CADE, Cassamo Nuvunga, esta iniciativa constitui uma excelente oportunidade de intercâmbio entre alunos de diversas instituições de ensino, bem como entre estes e as instituições vocacionadas ao ensino e à formação profissional e ainda com a comunidade empresarial.

“É neste processo de partilha e testagem que estes alunos irão se identificar com os cursos e as profissões que serão o seu destino. Portanto, a Feira de Educação constitui, entre outros, um momento de descoberta e de contacto com as profissões”, frisou.

Em representação do governo provincial, o director de Pescas de Sofala, João Saíde, disse, na ocasião, que o seu executivo encoraja aos jovens e aos moçambicanos em geral para que, no fim da sua formação, não só procurem emprego, mas também outras formas de realização profissional e de actividades empreendedoras: “Devemos valorizar e usar as várias oportunidades que o nosso Governo cria para a nossa ocupação, através da realização de actividades para o desenvolvimento como, por exemplo, o Fundo de Desenvolvimento Distrital, o Fundo do Turismo, o Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis, o Fundo de Fomento Agrário, o Fundo do Fomento Pecuário, entre outros”, finalizou João Saíde.

 

Cerimónia de abertura da VI Feira Regional de Educação

Cerimónia de abertura da VI Feira Regional de Educação

 

José Coelho - Gerente regional centro do Standard Bank

José Coelho – Gerente regional centro do Standard Bank