Entre os Presidentes Filipe Nyusi e Xi Jinping: 70 empresários chineses em Maputo para implementar os consensos alcançados
26/05/2016Em matérias de liderança e processo de diálogo público-privado: Gestores e técnicos dos Conselhos Empresariais Provinciais da CTA capacitam-se
31/05/2016AIESEC Leadership Challenge: Jovens querem ajudar a solucionar problemas do nosso País
Terminou na quinta-feira, 26 de Maio, a segunda edição do Leadership Challenge, uma iniciativa da AIESEC–Associação Internacional de Estudantes em Ciências Económicas e Empresariais, subordinado ao tema “Juventude, Ciência e Tecnologia como catalisadores de soluções dos problemas em Moçambique”.
O Leadership Challenge, que decorre no País desde 6 de Abril, é um projecto nacional de jovens universitários que visa despertar, nesta faixa etária, a consciência sobre o seu potencial de liderança. Trata-se, igualmente, de um espaço que pretende, através da investigação científica, possibilitar a co-criação de soluções práticas e aplicáveis para servir o País e o empresariado.
Discursando na cerimónia que marcou o encerramento da segunda edição do Leadership Challenge, o presidente da AIESEC, Rui Correia, explicou que “queremos, com esta campanha, engajar a juventude moçambicana para se tornar parte das soluções dos problemas da nossa sociedade”.
Com o Leadership Challenge, conforme avançou Rui Correia, “não queremos ser membros passivos dos problemas, mas sim uma parte activa e proponente das soluções dos problemas que o País enfrenta”, esperando que este seja o primeiro passo dos jovens universitários para tomarem a dianteira.
Referiu, ainda, que apesar de este projecto não trazer consigo a solução de todos os problemas do País, o mesmo vem para apoiar e colocar os jovens numa situação favorável para que sejam a verdadeira solução.
“Ao sair daqui, queremos que os jovens que criaram projectos e iniciativas possam implementá-los para melhorar a nossa sociedade”, disse Rui Correia, acrescentando que é ainda objectivo do Leadership Challenge criar um elo de ligação entre os jovens empreendedores e os parceiros da AIESEC.
Importa referir que estiveram na organização do Leadership Challenge 250 membros da AIESEC, divididos em 35 equipas constituídas por estudantes universitários oriundos de Maputo, Gaza e Sofala.
Rui Correia – presidente da AIESEC
Leadership Challenge – Auditorio