• pt
Paulo Sithoe director Geral do Laboratório de Ideias
Espectáculos com acesso livre: Festival da Marrabenta promove cultura moçambicana
28/01/2015
Pedro Ben - músico participante no Festival da Marrabenta
Constelação de artistas nacionais abrilhantam Festival da Marrabenta
01/02/2015

Até próxima semana, será restabelecido o fornecimento de energia eléctrica à zona Norte e parte da província da Zambézia

Trabalhos de colocação de pórticos

O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Pedro Couto, visitou na última sexta-feira, 30 de Janeiro, o local onde estão a decorrer os trabalhos de reposição da energia eléctrica, com base na construção de uma linha alternativa para alimentar as províncias da Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, e que estão desprovidas de energia eléctrica desde o passado dia 12 de Janeiro, devido ao derrube de 10 torres de transporte de energia, causado pelas chuvas intensas que assolam a região centro, com maior incidência na Província da Zambézia.

Pedro Couto chegou a Mocuba na manhã de sexta-feira, tendo percorrido parte do troço de cerca de 15 quilómetros que vai dar ao Rio Licungo, local do incidente, para depois proceder ao acompanhamento dos trabalhos do melhoramento da via que se encontra parcialmente intransitável, devido à lama.

Na companhia do presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique E.P. (EDM), Gildo Sibumbe, o ministro deslocou-se ao local e presenciou os trabalhos da colocação de pórticos e transporte de postes com recurso a um helicóptero cargueiro.
Pedro Couto reconheceu e louvou o esforço que está a ser empreendido pela equipa técnica da EDM, para o restabelecimento do fornecimento de energia eléctrica às províncias afectadas. “A equipa está a trabalhar afincadamente, para restabelecer o fornecimento da corrente eléctrica e com a chegada do helicóptero cargueiro o trabalho vai decorrer de forma célere e, vendo o ritmo dos trabalhos e a entrega dos técnicos, acreditamos que até princípios da próxima semana teremos a situação normalizada”, disse o ministro.
Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique, Gildo Sibumbe, explicou que os trabalhos de reposição da linha estão a “levar mais tempo do que o previsto, devido à natureza do terreno e pluviosidade. Por um lado, o terreno é lamacento e isso dificulta o trabalho porque não podemos movimentar o equipamento e, por outro, sempre que chove a situação piora e temos de interromper o trabalho ou executá-lo de forma condicionada, mas, com a chegada do helicóptero cargueiro a situação foi minimamente ultrapassada”, afirmou o PCA da EDM.

Mais adiante, Gildo Sibumbe garantiu que, até à próxima semana, será restabelecido o fornecimento de energia à zona Norte e parte da província da Zambézia. Isso podia ter acontecido antes, mas a chuva, associada à intransitabilidade da via que dá acesso ao local do incidente, dificultou o trabalho dos técnicos da Electricidade de Moçambique.

 

Trabalhos de colocação de pórticos

Trabalhos de colocação de pórticos

 

Hélicóptero cargueiro em operações de transporte de postes

Hélicóptero cargueiro em operações de transporte de postes

 

Técnico da EDM trabalhando na reposição da linha de Alta Tensão

Técnico da EDM trabalhando na reposição da linha de Alta Tensão

 

 

 

Ministro dos Recursos Minerais e Energia Pedro Couto na companhia do PCA e administradores da Electricidade de Moçambique

Ministro dos Recursos Minerais e Energia Pedro Couto na companhia do PCA e administradores da Electricidade de Moçambique

 

Pedro Couto - ministro dos Recursos Minerais e Energia

Pedro Couto – Ministro dos Recursos Minerais e Energia

 

Gildo Sibumbe - Presidente do Conselho de Administração da EDM

Gildo Sibumbe – Presidente do Conselho de Administração da EDM