• pt
Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicaçoes 03
Para os órgãos locais: Ministro dos Transportes e Comunicações defende descentralização gradual
17/08/2016
Mesa que dirigiu o seminário de auscultação do Ante Projecto da Lei de Conteúdo Local
Garantindo a participação nacional nos grandes empreendimentos: Na forja Lei do Conteúdo Local
20/08/2016

Chimoio acolhe em Setembro fórum agrário e pesqueiro

Encontro Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar e CTA

O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, em parceria com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), organiza, nos dias 11 e 12 de Setembro, na cidade de Chimoio, província de Manica, um fórum agrário e pesqueiro através do qual se pretende apresentar as oportunidades de negócio que o País oferece nestes sectores.

Subordinada ao lema ‘’Moçambique criando riqueza, parcerias e sinergias dos sectores agrário e pesqueiro”, o fórum consistirá na realização de visitas a empreendimentos agrários e pesqueiros e de bolsas de negócios, onde os empresários terão a oportunidade de debater e apresentar propostas ou soluções para a consolidação, expansão e estabelecimento de novas parcerias.

Ainda durante o evento, serão apresentados e debatidos temas ligados aos dois sectores, tais como o ambiente de negócios, acesso à terra, entre outros. Igualmente, está prevista a apresentação, por parte das províncias, das suas potencialidades e oportunidades de negócio.

Conforme explicou o ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, José Pacheco, pretende-se, com este fórum, reforçar a capacidade de intervenção na esfera da produção e prestação de serviços de melhor qualidade para o aumento da produção e produtividade do sector agrário no País.

De acordo com José Pacheco, estes dois sectores são de capital importância no desenvolvimento do País porque “são os que produzem alimentos e que contribuem para a renda das famílias e balança de pagamentos, através das exportações”.

Por seu turno, o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Rogério Manuel, considera que “este encontro servirá para promover a agricultura em Moçambique e as oportunidades de negócio que os sectores oferecem”.

Mais do que promover a agricultura, segundo Rogério Manuel, o encontro constitui uma oportunidade ímpar para os empresários interagirem e firmarem parcerias conducentes ao desenvolvimento destes sectores e, por via disso, do País.

Importa realçar que este evento contará com a presença de representantes de diversas instituições bancárias que operam no País para apresentar as linhas de crédito disponíveis para quem queira investir no sector, assim como empresas nacionais e internacionais que já operam no País para partilhar experiências.

 

Encontro Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar e CTA

Encontro Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar e CTA

 

José Pacheco Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar

José Pacheco Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar

 

Rogério Manuel Presidente da CTA

Rogério Manuel Presidente da CTA

 

Foto de Família

Foto de Família