• pt
Mesa que presidiu o workshop de capacitação sobre o Operador Económico Autorizado em Moçambique
País com carência de Operadores Económicos Autorizados
02/03/2016
tdm
Telecomunicações: Malawi satisfeita com os serviços prestados pela TDM
03/03/2016

Com o apoio da mcel: Empresa moçambicana de tecnologia ganha prémio internacional

mcel2

Uma “startup” moçambicana sagrou-se vencedora da Global Innovation Competition, uma competição que teve lugar em Accra, capital do Gana, que tinha como objectivo identificar as melhores tecnologias focadas na participação pública e no engajamento dos cidadãos nos continentes africano e asiático.
Trata-se da UX (User Experience), que concorreu com o MOPA, uma plataforma de monitoria participativa na gestão de resíduos sólidos na cidade de Maputo, cuja fase piloto foi lançada em seis bairros da capital do País, em Maio de 2015.
O MOPA, desenvolvido em parceria com a operadora de telefonia móvel mcel-Moçambique Celular, que disponibilizou a título gratuito a sua plataforma tecnológica USSD para o seu funcionamento, permite identificar e reportar problemas relacionados com a gestão de lixo, tornando possível a intervenção dos diversos actores, tais como o município, colectores privados de lixo e o cidadão.
Para o director executivo da UX, Frederico Silva, este prémio, para além de ser um estímulo para os planos de expansão, “é sinal de reconhecimento de que as tecnologias podem dar o seu contributo na mitigação dos problemas da urbanidade, como é o caso do MOPA”.
Este projecto foi desenvolvido pela UX para o Banco Mundial e, para além da mcel, tem como parceiros o Conselho Municipal de Maputo e a organização não-governamental Livaningo, estando prevista para breve a sua implementação definitiva.
Concorreram a este prémio um total de 15 empresas seleccionadas, num conjunto de mais de 300 candidatas que apresentaram os seus projectos em várias fases a um júri e uma assistência, tendo sido avaliadas pelo seu mérito para a expansão para outros mercados.
Importa realçar que a operadora de telefonia móvel tem privilegiado no seu negócio o uso das suas plataformas tecnológicas, para contribuir no melhoramento dos vários sectores da sociedade, fazendo das tecnologias móveis uma alavanca para o desenvolvimento sustentável do país. Para a mcel, o uso do seu negócio constitui um grande exemplo de responsabilidade social corporativa.

 

mcel2

 

mcel