• pt
Neyma e Valdemiro José em actuação no espectáculo dos 15 anos de carreira da Neyma
No âmbito do Verão Amarelo, cantora Neyma celebrou de forma memorável 15 anos de carreira
22/12/2014
1
EDM coloca Central Térmica em Nacala
26/12/2014

Concurso Literário TDM 2014: Atribuída menção honrosa a ” A Cama do Quarto 10″

Entrega do diploma de menção honrosa a Hilófero da Conceição

A obra “A Cama do Quarto 10”, da autoria de Magulute, pseudónimo de Hilófero da Conceição, recebeu uma menção honrosa do júri do “Concurso Literário TDM 2014”, que deliberou não atribuir nenhum prémio a nenhuma das modalidades do concurso, nomeadamente Romance, Conto e Poesia.
O júri explicou que esta decisão foi tomada em virtude da manifesta falta de rigor, qualidade estética e literária requeridas para a atribuição do prémio, que é de 150 mil meticais para a categoria de Romance e 100 mil meticais para Conto e Poesia.

Em relação à menção honrosa atribuída à obra “A Cama do Quarto 10”, na categoria de Romance, o júri referiu que tal se deveu ao facto de a mesma ter chamado à atenção pela criatividade temática, embora apresente problemas ligados à técnica de construção de personagem e deficiências de expressão linguística.

Para o administrador delegado da empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM), Zainadin Dalsuco, o facto de o Júri não ter atribuído nenhum prémio em qualquer das categorias do concurso visa conferir mais qualidade à literatura moçambicana.

“O resultado demonstra que estamos a crescer a nível do jurado e da exigência qualitativa das obras. O facto de terem sido submetidas 89 obras e nenhuma ter sido premiada é sinónimo de rigor na avaliação. A literatura moçambicana sai a ganhar e a empresa TDM credibilizada”, explicou o administrador delegado.

O “Concurso Literário TDM” é uma iniciativa da empresa Telecomunicações de Moçambique, inserida no quadro das acções de responsabilidade social e visa estimular a criação literária e divulgar jovens talentos nas vertentes de Romance, Conto e Poesia.

Para a edição 2014, foi submetido um total de 89 obras, sendo 13 para a categoria Romance, 27 Conto e 49 Poesia. Entretanto, por violar parte do estabelecido no regulamento do concurso, seis (6) obras foram excluídas da modalidade de Romance, 16 da categoria de Conto e 14 da modalidade de Poesia.

A avaliação das obras foi feita à luz de três critérios, nomeadamente criatividade temática e técnico-compositiva, correcção linguística e coesão textual.

 

 

Entrega do diploma de menção honrosa a Hilófero da Conceição

Entrega do diploma de menção honrosa a Hilófero da Conceição

 

Hilófero da Conceição a exibir o diploma de menção honrosa 2

Hilófero da Conceição a exibir o diploma de menção honrosa

 

Zainadin Dalsuco -  Administrador Delegado da TDM

Zainadin Dalsuco –  Administrador Delegado da TDM