• pt
Entrega do diploma de menção honrosa a Hilófero da Conceição
Concurso Literário TDM 2014: Atribuída menção honrosa a ” A Cama do Quarto 10″
23/12/2014
Partida da corrida de São Silvestre
Corrida Internacional de São Silvestre em Maputo: Sul-africano e etíope conquistam a prova
27/12/2014

EDM coloca Central Térmica em Nacala

1

Com vista a assegurar estabilidade no fornecimento de energia eléctrica na região norte de Moçambique, a Electricidade de Moçambique vai colocar, dentro dos próximos dias, uma Central Térmica de Energia Eléctrica a diesel na cidade portuária de Nacala, na Província de Nampula, e por um período de nove meses.

 

A Central Térmica a colocar em Nacala terá uma capacidade de produção de 18MW e deverá entrar em funcionamento nos períodos críticos de ponta, momentos em que a demanda de energia eléctrica é enorme, evitando a deslastração de carga.

 

Trata-se de uma solução temporária para acomodar os interesses económicos em crescendo na região norte e que levaram já a um défice de capacidade de fornecimento de energia eléctrica através da linha de transporte de energia de Caia, em Sofala, a Nacala. Neste momento, as necessidades energéticas na região norte atingem os 263 MW e a demanda de energia eléctrica continua a subir vertiginosamente.

 

Durante este período de fornecimento temporário, a EDM vai encontrar uma solução de médio prazo mais sustentável para abastecer energia eléctrica àquela região até que sejam concluida a nova Linha de transporte de energia eléctrica entre Caia e Nacala que tem já o financiamento garantido.

 

1