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Doação de 1 milhão de meticais ao INGC: Standard Bank alivia sofrimento de moçambicanos.

Acto de entrega do cheque ao INGC

Para ajudar a minimizar o sofrimento de pouco mais de um milhão e meio de pessoas em estado de insegurança alimentar, em consequência das calamidades naturais, nomeadamente a seca, no Sul e Centro do País, e as enxurradas, na região Norte, o Standard Bank entregou, esta segunda-feira, 25 de Abril, em Maputo, ao INGC-Instituto Nacional de Gestão das Calamidades, um cheque no valor de um milhão de meticais.
Mais do que uma doação, o apoio do banco enquadra-se na estratégia de responsabilidade social corporativa, que visa a criação do bem-estar para as comunidades onde esta instituição bancária está inserida há mais de 120 anos.
O administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, disse, momentos após proceder à entrega simbólica do donativo, que a iniciativa surge em resposta ao apelo do Governo para prestar assistência humanitária às populações afectadas.
“No início do ano, várias famílias foram desalojadas em consequência das chuvas, no Norte do País, para além de ter havido registo de danos em várias infraestruturas públicas, enquanto as regiões Sul e Centro se debatem com a estiagem”, referiu Chuma Nwokocha, acrescentando que, devido a este cenário, o Standard Bank decidiu contribuir com um milhão de meticais, como forma de ajudar a minimizar o sofrimento de todos os cidadãos afectados.
O Standard Bank, conforme sublinhou o administrador delegado, está ciente de que este apoio não vai cobrir todas as necessidades do País, mas que poderá fazer uma grande diferença.
“Queremos com este gesto transmitir uma mensagem de esperança a todas as pessoas afectadas, incluindo as pessoas envolvidas na assistência às vítimas das calamidades naturais, daí que nos colocamos à disposição do Governo para outras acções e apelamos a demais instituições e individualidades a se juntarem a esta causa nacional”, frisou Chuma Nwokocha.
Por sua vez, o director-geral adjunto do INGC, Casimiro dos Santos Abreu, indicou que neste momento existem vários esforços que estão sendo feitos para minimizar a catástrofe.
“O Governo acaba de disponibilizar cerca de 360 milhões de meticais dentro daquilo que é o plano de contingência e temos, por outro lado, acções que estão a ser realizadas pelos parceiros para colmatar esta situação da seca e cheias pelo que nos sentimos muito encorajados ao ver que o Standard Bank aliou-se a esta causa nobre de mitigação da crise”, sublinhou.
Em Março deste ano, segundo indicou Casimiro dos Santos Abreu, o secretariado técnico do INGC constatou a existência de cerca de 1.500 mil pessoas em situação de insegurança alimentar, o que significa que temos que prover alimentos a essas pessoas e, em alguns casos, fornecer água, porque ela tem sido igualmente escassa em vários pontos do País.
Importa salientar que este cenário levou o País para um estado de emergência, tendo o Governo decretado, recentemente, um alerta vermelho institucional, apelando à solidariedade nacional para responder à crise.

 

Acto de entrega do cheque ao INGC

Acto de entrega do cheque ao INGC

 

Casimiro dos Santos Abreu Director Geral Adjunto do INGC

Casimiro dos Santos Abreu Director Geral Adjunto do INGC

 

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank

Chuma Nwokocha Administrador Delegado do Standard Bank