• pt
Equipamento do SIGMER
Comunicações munidas de equipamento para combater uso indevido do espectro radioeléctrico
15/08/2016
Carlos Mesquita ministro dos Transportes e Comunicaçoes 03
Para os órgãos locais: Ministro dos Transportes e Comunicações defende descentralização gradual
17/08/2016

Ex-presidente do BAD oferece à CTA novas propostas de financiamento

Asssinatura de memorando entre a CTA e a British American Tobacco Moçambique

Com vista a encontrar fontes alternativas de financiamento à economia moçambicana, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique – CTA manteve um encontro, nesta terça-feira, 16 de Agosto, com o antigo presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Donald Kaberuka.

Conforme explicou o presidente da CTA, Rogério Manuel, Donald Kaberuka esteve nos escritórios da CTA para conhecer o ponto de vista do sector privado sobre a real situação económica de Moçambique e trazer, para a economia nacional, novas propostas de financiamento.

“É sabido que ele está no sector financeiro, tendo sido presidente do BAD. Portanto, Donald Kaberuka é uma peça fundamental para criar parcerias no sentido de trazer outras formas de financiamento para o nosso País”, referiu Rogério Manuel, acrescentando que o financiamento será destinado a diversas áreas económicas.

“Começaremos a trabalhar juntos no sentido de elaborar pacotes para serem financiados”, concluiu.

Por sua vez, Donald Kaberuka disse, à margem do encontro com a CTA, que foi bastante positivo, na medida em que as discussões centraram-se nas oportunidades de financiamento para diversas áreas económicas, com enfoque para infraestruturas e produção.

“Eu trouxe para aqui a TPG Growth, uma empresa especializada em oportunidades de aumento de capital e aquisições. Acreditamos no futuro do País e queremos investir em Moçambique no âmbito das oportunidades existentes”, indicou.

Donald Kaberuka manifestou ainda que “pretendemos trabalhar com a CTA e os seus associados para explorar as excelentes oportunidades de negócio que são fundamentais para o desenvolvimento do País”.

O antigo presidente do BAD prometeu também regressar brevemente a Moçambique “para trabalhar conjuntamente com a comunidade empresarial local na oferta de oportunidades de financiamento”.

“Estaremos abertos para diversas áreas de investimento e de desenvolvimento, tais como infraestruturas, educação e produção”, atestou Donald Kaberuka, tendo ainda informado que, actualmente, o investimento da TPG Growth no continente está avaliado em 1 bilião de dólares norte-americanos.

Ainda no mesmo dia, a CTA e a British American Tobacco Moçambique – BAT assinaram um memorando de entendimento que tem por objectivo a realização de uma campanha, que visa desincentivar a comercialização e venda de tabaco para menores de 18 anos nas empresas filiadas à CTA.

O director geral da BAT, Alexandre Carpenter, defendeu na ocasião que “o combate à comercialização de cigarros a menores de 18 anos faz parte da nossa estratégia empresarial que visa banir esta prática em Moçambique”.

“Para a BAT é fundamental e de extrema importância todo o apoio e suporte da CTA para o sucesso desta campanha, por ser uma entidade extremamente forte em Moçambique e de prestígio internacional”, concluiu Alexandre Carpenter.

 

Asssinatura de memorando entre a CTA e a British American Tobacco Moçambique

Assinatura de memorando entre a CTA e a British American Tobacco Moçambique

 

Encontro antigo Presidente do BAD e a CTA

Encontro antigo Presidente do BAD e a CTA

 

Troca de pastas

Troca de pastas

 

Alexandre Carpenter Director Geral da British American Tobacco em Moçambique

Alexandre Carpenter Director Geral da British American Tobacco em Moçambique

 

Rogério Manuel Presidente da CTA

Rogério Manuel Presidente da CTA

 

Foto de família

Foto de família