• pt
Mesa que presidiu o CEN
Surgimento de projectos de exploração de recursos minerais, gás e petróleo: Transportes de carga longe de satisfazer a demanda
01/08/2014
Mesa que presidiu a Assembleia Geral da CDM
Na ordem de 1%: CDM regista decréscimo de vendas
02/08/2014

Excesso de humidade e poeira afectaram fornecimento de energia eléctrica

O excesso de humidade provocado pelo intenso nevoeiro durante a madrugada, conjugado com poeiras resultantes de obras de construção pública na cidade de Maputo,‎ danificaram, na sexta-feira e sábado últimos, alguns equipamentos que suportam o transporte de energia, na Subestação de Infulene, localizada no município da Matola.
Para colmatar a situação, a EDM viu-se obrigada a recorrer, na manhã de sábado, aos serviços dos Bombeiros, ‎para fazer a limpeza das poeiras nos isoladores, com recurso a fortes jactos de água.
“Este é um fenómeno que ocorre, particularmente neste período do ano, durante o qual há escassez de chuvas, estando as poeiras resultantes das construções, das várias obras públicas em curso, a agravar a situação. Daí termos recorrido aos Bombeiros, para fazermos a limpeza dos isoladores. Deste modo, conseguimos repor o abastecimento de energia às zonas afectadas, cerca das 13 horas de sábado”, explicou o director da Divisão de Transporte Sul da EDM, Gil Massinga‎.
O corte de energia afectou a Cidade de Maputo, bem como as províncias de Gaza e Inhambane.