As províncias de Gaza e Inhambane, na zona Sul do País, sofrerão restrições no fornecimento de energia eléctrica no período compreendido entre as 06:00 e as 16:00 horas do próximo domingo, 10 de Agosto, para dar lugar à reparação de uma torre de transporte de energia de Alta Tensão, no distrito da Manhiça, província de Maputo.
A referida torre metálica ficou danificada depois de ter sido embatida por uma viatura, o que fez com que algumas cantoneiras vergassem.
“O incidente, aliado à negligência humana, atingiu as cantoneiras, cujo estado torna a torre frágil e desequilibrada. Por isso, a reparação é urgente porque se a torre continuar neste estado pode provocar danos incalculáveis”, explicou o Eng. Celso Saete, responsável pelas Operações na Divisão de Transporte Sul.
Celso Saete acrescentou que “a Divisão de Transporte Sul só teve conhecimento da ocorrência, porque os nossos colegas, afectos à Zona de Serviço ao Cliente da Manhiça, passaram pelo local, aperceberam-se do sucedido e informaram-nos”.
Desta forma torna-se imperativo que, no próximo domingo, as equipas da EDM realizem trabalhos no local que consistirão na dilatação e endireitamento da torre.
Entretanto, para a realização destes trabalhos, a Electricidade de Moçambique será forçada a interromper o fornecimento da corrente eléctrica às províncias de Gaza e Inhambane, uma situação que vai afectar cerca de 120 mil clientes.
A EDM lamenta os transtornos que a situação poderá causar e apela aos clientes e a sociedade a devida compreensão.
Celso Saete – responsável pelas Operações da Divisão de Transporte Sul da EDM mostrando a torre danificada por uma viatura na Manhiça
Torre danificada por uma viatura na Manhiça
Torre danificada por uma viatura na Manhiça
Celso Saete – responsável pelas Operações da Divisão de Transporte Sul da EDM