• pt
Mesa que presidiu a Conferência Público Privada para Infra estrutura de Alta Qualidade
Construção de infra-estruturas de qualidade: Moçambique quer aprender do Japão
12/01/2016
Fachada frontal do balcão
Standard Bank inaugura nova agência em Pemba
19/01/2016

Introduzidas novas faixas de rodagem para novos autocarros

Com vista a permitir maior fluidez e mobilidade dos transportes públicos de passageiros nas horas de ponta na cidade de Maputo, arranca, a partir do próximo dia 2 de Fevereiro, o Projecto Piloto de introdução das faixas de rodagem exclusivas nas principais vias de circulação das 05h30 às 08h30, no período da manhã, e das 15h30 às 19h00, no período da tarde.

Este projecto, concebido pelo Ministério dos Transportes e Comunicações e o Conselho Municipal de Maputo, condicionará o tráfego no corredor Zimpeto-Baixa-Museu para permitir a circulação dos transportes públicos de passageiros, que terão as faixas devidamente sinalizadas durante os períodos acima mencionados.

Neste sentido, na avenida de Moçambique, no troço compreendido entre a Missão Roque e antiga Brigada Montada, a faixa esquerda passará a ser dedicada exclusivamente ao transporte público de passageiros, devendo o mesmo acontecer nas avenidas da Organização da Unidade Africana, 24 de Julho e Guerra Popular.

Na avenida da Organização da Unidade Africana, a faixa exclusiva funcionará entre o Hospital Geral José Macamo e a Praça 16 de Junho. Na avenida 24 de Julho será entre a Praça 16 de Junho e o Museu. Já na avenida Guerra Popular, a medida será implementada entre a intersecção com a 24 de Julho e a antiga Fábrica de Cervejas Laurentina.
Importa realçar que a introdução desta medida será acompanhada com a entrada em funcionamento de parte dos 100 autocarros adquiridos numa parceria público-privada entre o Ministério dos Transportes e Comunicações, por via do Fundo de Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações, e o Sector privado, a serem geridos por operadores privados.

 

 

Parte dos autocarros projecto Parceria Público Privada 2