Virgília Ferrão lança “Inspector de Xindzimila”
09/02/2016Virgília Ferrão: autora de “O Inspector de Xindzimila” inspirou-se em vivências da cultura moçambicana
13/02/2016mcel passa a conceder benefícios a mais de 1.400 advogados inscritos na Ordem
Um total de 1.408 advogados, para além de 73 sociedades de advogados, filiados na Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM), passam a beneficiar de um suporte nos custos das comunicações, através de um desconto na facturação mensal das suas chamadas efectuadas na rede mcel-Moçambique Celular.
Para a materialização desta iniciativa, foi assinado, quinta-feira, 11 de Fevereiro, em Maputo, um Memorando de Entendimento entre esta operadora de telefonia móvel e a Ordem dos Advogados de Moçambique, tornando a mcel na operadora oficial e exclusiva da Ordem.
Intervindo na ocasião, Teodato Hunguana, presidente do Conselho de Administração da mcel, referiu que o memorando vai desencadear sinergias mútuas entre as instituições.
“O acordo representa um enlace entre duas instituições de inegável utilidade pública, nomeadamente a OAM, no domínio da materialização do direito constitucionalmente consagrado da defesa dos interesses dos cidadãos, e a mcel, no domínio fundamental da comunicação dos cidadãos entre si e com as instituições”, frisou.
Por sua vez, o bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Tomás Timbane, disse que “através desta parceria, a Ordem poderá levar a cabo um dos seus projectos mais importantes, através da criação de uma linha dedicada que facilite aos cidadãos contactarem a Ordem telefonicamente, permitindo que se reduzam os custos de quem contacta o Instituto de Acesso à Justiça que deve ser mais autónomo e abrangente”.
As comunicações são um importante custo fixo na vida de um advogado e das sociedades de advogados, conforme destacou Tomás Timbane, sustentando que esta parceria com a mcel, ao contribuir, entre outras vantagens, para baixar esse custo, não deixa de ser um avanço significativo na melhoria da condição de trabalho do advogado.
Importa realçar que a mcel já celebrou acordos de parceria com várias outras instituições, sendo de destacar a Ordem dos Engenheiros de Moçambique (OrdEM), a Câmara do Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique (CCIABM), a Câmara do Comércio Moçambique-Brasil (CCMBORA), a Câmara do Comércio Moçambique-Estados Unidos da América (CCMUSA), a CoWork Lab (Business Centre), a Investeimóvel (Business Centre), a Associação Helpo Moçambique e a Associação Internacional de Estudantes em Ciências Económicas e Empresariais (AIESEC).
Acto de assinatura do memorando
Troca de pastas
Tomás Timbane Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique
Teodato Hunguana PCA da mcel