• pt
standard bank
Standard Bank apoia Conferência Internacional sobre as Cadeias de Valor das Indústrias de Gás, Grafite e Agrária
09/12/2015
Mesa que presidiu o Seminário de Negócios entre Moçambique e Finlândia
Finlandeses lamentam o baixo volume de trocas comerciais com Moçambique
10/12/2015

Migração da Radiodifusão Analógica para a Digital: Lançado o primeiro emissor

Apresentação da emissão digital

‎Foi, oficialmente lançado, na última terça-feira (8 de Dezembro) em Maputo, o primeiro emissor digital de um total de 18, que compõem o projecto-piloto de Televisão Digital Terrestre, no âmbito da Migração da Radiodifusão Analógica para a Digital.
Espera-se ainda que, dentro do corrente mês, seja igualmente concluída a instalação de emissores digitais nas cidades da Beira e Nampula. O projecto-piloto de Televisão Digital Terrestre será concluído, na sua plenitude, no primeiro trimestre de 2016, com a instalação de emissores nas cidades de Xai-Xai, Inhambane, Chimoio, Tete, Quelimane, Pemba e Lichinga.
Ainda dentro do mesmo período serão também instalados emissores digitais nas vilas fronteiriças de Ponta de Ouro, Namaacha, Ressano Garcia, Vila Manica, Ulóngue, Zóbue, Milange e Mandimba.
Para o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, que dirigiu a cerimónia de lançamento, a instalação dos emissores nas vilas fronteiriças visa garantir que a população continue a receber o sinal de televisão, sem riscos de interferências dos países vizinhos, cujos processos de migração digital encontram-se em fases mais adiantadas.
“A Migração da Radiodifusão Analógica para Digital é um processo complexo, com implicações sociais e económicas que ultrapassam, de longe, a pura migração técnica”, referiu o governante, acrescentando que “neste contexto, o Governo tem vindo a conduzir o processo, de forma a não se configurar como uma mera mudança de infraestruturas de rede de transmissão, sem qualquer valor acrescentando para os cidadãos”.
Carlos Mesquita indicou ainda que o Governo está a trabalhar na criação de mecanismos que estimulem uma maior disponibilidade de conversores de sinal digital, os Set-Top-Boxes, por forma a garantir que a população tenha acesso aos programas a serem transmitidos, através da rede digital piloto, ora inaugurada.
Entretanto, a inauguração do novo emissor digital não significa o fim automático das transmissões analógicas, mas sim o início de um período de dupla iluminação, termo utilizado para referir-se à coexistência das transmissões analógica e digital.
À luz do novo prazo acordado pelos países da SADC, para a descontinuidade das transmissões analógicas, o período de dupla iluminação deverá terminar a 31 de Dezembro de 2016.
“O Governo tomará as providências necessárias para que o período de transmissão simultânea de emissões analógicas e digitais seja adequado ao seu objectivo: o maior conhecimento pela população do processo de transição e fecho do sistema analógico”, garantiu Carlos Mesquita.

 

Apresentação da emissão digital

Apresentação da emissão digital

 

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações

Carlos Mesquita Ministro dos Transportes e Comunicações

 

Participantes no lançamento da implementação do projecto piloto de migração digital em Moçambique

Participantes no lançamento da implementação do projecto piloto de migração digital em Moçambique