• pt
Acto da entrega da taça aos vencedores do voleibol em femininos
12ª edição do Campeonato Nacional de Vólei de Praia: Conhecidos os vencedores
26/01/2015
Paulo Sithoe director Geral do Laboratório de Ideias
Espectáculos com acesso livre: Festival da Marrabenta promove cultura moçambicana
28/01/2015

Norte e Centro do País: Reposição de energia prevista para princípios de Fevereiro.

Técnicos da EDM trabalhando na reposição da linha de Alta Tensão em Mocuba

O fornecimento de energia eléctrica às províncias de Nampula, Cabo Delgado, Niassa e a zona norte da Zambézia – interrompido desde o dia 12 de Janeiro deste ano, devido à queda de 10 torres da Alta Tensão em consequência das intensas chuvas – poderá ser restabelecido até princípios de Fevereiro do ano em curso, como resultado do progresso dos trabalhos que estão a ser realizados no terreno, pelas equipas técnicas da Electricidade de Moçambique, E.P.
Com efeito, no último sábado, 24 de Janeiro, iniciou-se a colocação dos pórticos que irão sustentar a linha provisória, uma vez que a reposição definitiva está dependente da importação de novas torres que irão substituir as derrubadas.
Segundo o Administrador para o Pelouro da Distribuição e Comercialização, Isaías Rabeca, são no total 45 os pórticos de madeira que serão colocados até ao Rio Licungo, onde estão a ser montadas duas torres metálicas, uma em cada margem (Mocuba e Nampula), sobre as quais será atravessado o cabo eléctrico.
Dados indicam que os trabalhos estariam numa fase avançada, não fossem as dificuldades encontradas no terreno, as quais têm a ver com as vias de acesso que vão dar ao local da ocorrência, que dista quinze quilómetros da Estrada Nacional Número Um.
Conforme apontou o Eng. Rabeca, é “uma zona de difícil acesso. A terra é muito lamacenta. A movimentação do material é feita com muita dificuldade, e nalguns casos é impossível movimentar-se. Por exemplo, até agora temos estado a arrastar os postes com recurso a tractores até ao local, porque os camiões não conseguem transitar. O tractor só pode carregar dois postes de cada vez”.
Para contornar a situação, a EDM contratou uma empresa para fazer o melhoramento da via, um trabalho que consiste na drenagem das águas e colocação de saibro.
Num outro desenvolvimento, o Administrador da EDM explicou já se ter 70 por cento da via transitável, num troço de cerca de quinze quilómetros. “O melhoramento da via vai permitir o transporte do equipamento para flexibilizar o nosso trabalho”, acrescentou o Eng. Rabeca.
Entretanto, para além dos trabalhos de melhoramento da via e do recurso à máquinas pesadas para fazer a movimentação do equipamento, a empresa fretou um helicóptero, através do qual faz o transporte de acessórios, pessoal e alimentação, para além da travessia entre as duas margens do Rio Licungo.
Importa realçar que a interrupção do fornecimento de energia eléctrica àquelas províncias deveu-se ao derrube de 10 torres de transporte de Alta Tensão na linha de 220 KV que faz a ligação das regiões Centro e Norte.
O incidente foi registado no distrito de Mocuba, província da Zambézia, concretamente no Rio Licungo que, como consequência das chuvas, transbordou, tendo deitado abaixo as torres deixando quatro províncias às escuras.
Desde então, uma equipa composta por cerca de 150 trabalhadores foi mobilizada e encontra-se no local a envidar todos os esforços, com vista a repor a situação à normalidade.

 

Técnicos da EDM trabalhando na reposição da linha de Alta Tensão em Mocuba

Técnicos da EDM trabalhando na reposição da linha de Alta Tensão em Mocuba

 

Torre de alta tensão derrubada pelas chuvas em Mocuba

Torre de alta tensão derrubada pelas chuvas em Mocuba

 

Pórticos a serem colocados em substituição das torres destruídas pelas cheias em Mocuba

Pórticos a serem colocados em substituição das torres destruídas pelas cheias em Mocuba

 

Parte do material mobilizado para a reposição da linha de Alta Tensão em Mocuba

Parte do material mobilizado para a reposição da linha de Alta Tensão em Mocuba

 

Isaías Rabeca - Administrador para o Pelouro da Distribuição e Comercialização da EDM

Isaías Rabeca – Administrador para o Pelouro da Distribuição e Comercialização da EDM