O Instituto de Directores de Moçambique – IODmz realizou um workshop, esta quinta-feira, 1 de Dezembro, na cidade da Matola, no qual apresentou o Pacto de Integridade de Negócios contra a Corrupção (BIPAC) ao empresariado da província de Maputo.
O workshop, que também contou com a participação de representantes do governo provincial, tinha por objectivo convidar os agentes económicos desta parcela do País a aderirem ao BIPAC, uma ferramenta desenvolvida pelo IODmz em parceria com a Embaixada da Suécia.
O BIPAC é, conforme explicou o director executivo do IODmz, David Seie, “uma aliança entre os sectores privado, público e a sociedade civil, com vista a formar uma força única e capaz de repugnar os actos de corrupção, pois têm um impacto bastante negativo para o investidor, bem como para a economia nacional”.
“Este evento é mais uma sessão de sensibilização e mobilização da comunidade empresarial para realizar negócios com ética e sem corrupção”, assegurou David Seie, acrescentando que “viemos pedir aos homens de negócio, da província de Maputo, para que adiram ao pacto, mostrando-lhes o seu funcionamento, as vantagens e benefícios que nele podem tirar”.
Intervindo também no encontro, o representante da Direcção Provincial da Indústria, Comércio e Turismo de Maputo, João Checanhanza, referiu-se à importância do BIPAC, afirmando que é o caminho que deve ser percorrido por todos aqueles que almejam o sucesso das suas empresas e negócios.
“Temos de agradecer e congratular o IODmz pelo esforço que tem vindo a empreender para, de certa maneira, nos indicar a forma mais correcta de como devemos gerir as nossas empresas e negócios”, manifestou João Checanhanza.
Importa referir que workshops similares foram realizados, entre os meses de Outubro e Novembro do ano em curso, pelo IODmz, nas cidades de Tete, Beira, Nampula e Quelimane, tendo as respectivas associações empresariais se tornado signatárias do BIPAC.
David Saie director executivo do IoDMz
João Checanhanza Representante da Direcção Provincial da Indústria Comércio e Turismo
Participantes do workshop