• pt
Basquete
Taça dos Clubes Campeões Africanos: Reitoria da Politécnica encoraja jogadoras
30/11/2016
DSC 0194
Pacto de Negócios contra a Corrupção: Instituto de Directores sensibiliza agentes económicos
01/12/2016

Pemba acolhe Semana de Empreendedorismo

standard bank

Tem lugar entre 5 e 9 de Dezembro próximo, na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, a Semana de Empreendedorismo, uma iniciativa do Standard Bank, Shell, ideiaLab e do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME).

O evento, que visa guiar os empreendedores para que possam fazer crescer e consolidar os seus negócios, está alinhado com a visão de todos intervenientes de criar um ecossistema favorável para o surgimento e crescimento de pequenas e médias empresas.

A iniciativa, que conta com o apoio da SOGA, Embaixada do Reino dos Países Baixos e da Direcção Provincial de Cabo Delgado de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, compreenderá a realização de dois workshops que serão facilitados pela ideiaLab, subordinados aos temas “Descola o Teu Negócio”, concebido para guiar os empreendedores na consolidação dos seus negócios em fase inicial e “Femtech Spark” destinado a mulheres empreendedoras.

Comentando sobre o evento, o director da Banca de Particulares e Negócios do Standard Bank, Victor Jardim, referiu que “ao colaborarmos para criar oportunidades adicionais de networking, acesso a mercados e apoio de tutoria para as Pequenas e Médias Empresas – PME, podemos ter um impacto e um alcance muito maiores”.

“A este respeito, o Standard Bank e a Shell estão a consolidar os seus esforços e recursos, contribuindo assim conjuntamente para o progresso do ecossistema das PME”, referiu Victor Jardim, a quem o empreendedorismo, a inovação e a inclusão financeira, numa perspectiva de género, são áreas de grande importância em Moçambique e em particular para o banco.

O representante da Shell em Moçambique, Felizberto Mulhovo, disse que “na Shell, estamos comprometidos em apoiar empresas locais para o seu sucesso. É um privilégio para a Shell trabalhar com PME em Moçambique através da iniciativa Semana de Empreendedorismo em Pemba. Estamos muito satisfeitos em fazer uma contribuição para a agenda nacional para o desenvolvimento das PME em Cabo Delgado e temos o privilégio de contar com parceiros tão empenhados para trabalhar em prole do empreendedorismo das mulheres e jovens.”.

Por sua vez, o director geral do IPEME, Claire Mateus Zimba, afirmou que “um dos significados da instituição é olhar no empreendedorismo como uma oportunidade de criação e fortalecimento empresarial e orienta-se por processos e facilitação de parcerias, por isso assume o empreendedorismo como um dos seus valores”.

“A acção de treinamento que será implementada em Cabo Delgado faz parte do leg de actividades relativas ao mês do empreendedorismo e é de capital importância, pois alicerça-se com as atribuições do IPEME no que tange a promoção de acções que visam a busca de formação e informação, um mecanismo para estruturação, organização, profissionalização, especialização, gestão tecnológica, modernização, qualificação de activos internos, aumento da visão estratégica e liderança eficiente”, concluiu.

 

standard bank